Eleição para o quadriénio 2026-2030 aconteceu no 31.º Capítulo Provincial, que decorre em Fátima

Fátima, 12 fev 2026 (Ecclesia) – O irmão José Paulo Simões Pereira foi hoje reeleito como Superior Provincial da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (OHSJD), para o quadriénio 2026-2030, no 31.º Capítulo Provincial, que decorre em Fátima.
“A eleição acontece num contexto de discernimento comunitário vivido ao longo destes dias de Capítulo, marcados pela reflexão sobre os desafios atuais à missão, pela participação alargada de Irmãos e colaboradores e pela definição das linhas orientadoras para os próximos quatro anos”, pode ler-se na informação enviada à Agência ECCLESIA.
O comunicado informa que “o novo quadriénio abre-se como um tempo de renovação fiel do carisma de São João de Deus, de consolidação da missão partilhada e de resposta audaz às exigências do presente, reafirmando a Hospitalidade como expressão concreta de cuidado, proximidade e transformação ao serviço das pessoas mais frágeis”.
Nascido a 15 de janeiro de 1967, no Estreito de Câmara de Lobos, Diocese do Funchal, o irmão José Paulo Simões Pereira ingressou na Ordem Hospitaleira a 19 de março de 1986 e professou votos solenes a 8 de março de 1995, aos 19 anos, tendo professado votos solenes a 8 de março de 1995, aos 28 anos.
Licenciado em Psicologia, exerceu anteriormente o cargo de Superior Provincial entre 2001 e 2007, tendo assumido novamente em 2022 a liderança da Província Portuguesa; agora, no 31.º Capítulo Provincial, recebeu “a confiança dos Irmãos para dar continuidade ao trabalho desenvolvido”, explica a ordem religiosa.
O percurso do irmão José Paulo Simões Pereira inclui a realização de missões internacionais: entre 2009 e 2019, integrou a Província Africana de Santo Agostinho, tendo servido em Nampula, Moçambique, numa experiência marcada pelo compromisso com as populações mais vulneráveis e pelo fortalecimento da missão hospitaleira em contexto africano.
De 9 e 13 de fevereiro, Fátima acolhe o 31º Capítulo Provincial, órgão máximo de governo da Província a nível local que reúne irmãos e colaboradores para avaliar o caminho percorrido no último quadriénio, refletir sobre os desafios atuais da missão no contexto social e eclesial contemporâneo e definir prioridades pastorais, institucionais e assistenciais para o futuro.
Segundo informa a OHSJD, é presidido pelo superior geral, irmão Pascal Ahodegnon (natural do Benin), e “contará com a presença do irmão Joaquín Erra (natural de Espanha), Conselheiro Geral, cuja participação sublinha a importância deste momento para a vida da Província Portuguesa e para a comunhão com a Ordem a nível internacional, tendo como ponto de partida as Declarações do 70º Capítulo Geral de 2024”.
Para além dos Irmãos do Governo Provincial, participam neste XXXI Capítulo Provincial mais 12 irmãos vogais, eleitos pelos irmãos da Província, como seus representantes.
Moderada pelo padre Adelino Ascenso, presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, a reunião inclui ainda representantes das diferentes expressões da presença da Ordem na Província Portuguesa.
Entre eles estão o Instituto S. João de Deus, a Fundação S. João de Deus, o Museu S. João de Deus e a missão da Ordem em Timor-Leste, provenientes de diferentes territórios, serviços e áreas de responsabilidade de atuação, assegurando uma representação abrangente e diversificada da missão da Ordem.
O programa do Capítulo Provincial integra momentos espirituais, celebrações litúrgicas, espaços de diálogo e partilha, bem como contributos de convidados externos, reforçando o carácter comunitário e carismático deste tempo fulcral da vida da Ordem.
LJ/OC


