Faro, 16 nov 2022 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e os seus animadores (ANIMAG), e os diretores diocesanos das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) vão reunir em assembleia nacional, entre hoje e sábado (16 a 19 de novembro), em Ferragudo, no Algarve.
A assembleia nacional vai começar com o acolhimento e as apresentações, a partir das 17h00, desta quarta-feira, seguindo-se a Eucaristia, presidida pelo bispo do Algarve que acolhe este encontro, D. Manuel Quintas, e a adoração eucarística, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.
No dia seguinte, destaca-se a palestra de D. Rui Valério, bispo do Ordinariato Castrense e vogal da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, sobre o tema ‘Um desafio à sinodalidade – ir às periferias’, no programa que conta com workshops, encontros por zonas, oração do Terço, momentos e visitas culturais e de convívio.
O bispo do Algarve, que foi missionário em África, fez a sua formação nos seminários dos Dehonianos, preside novamente à Eucaristia na assembleia nacional dos Institutos Missionários Ad Gentes, dos animadores, e dos diretores diocesanos das Obras Missionárias Pontifícias, no dia 18, em Sagres, quando está programada uma visita a esta localidade.
Os ANIMAG, dos quais fazem parte 27 institutos, dedicam-se a “animar missionariamente a Igreja em Portugal, apontando a missão universal num serviço generoso e dedicado”, explica o jornal ‘Folha do Domingo’.
CB