Portugal: Instituto de Estudos da Religião é nova aposta da Universidade Católica

Instituição celebra hoje o seu dia nacional

Lisboa, 07 fev 2016 (Ecclesia) – A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) revelou à Agência ECCLESIA que a instituição académica decidiu criar um Instituto de Estudos da Religião, atualmente em “fase de instalação”.

“Temos um sonho que está a concretizar-se, através de um grupo de professores que estão a estudar a montagem do Instituto de Estudos da Religião”, disse Maria da Glória Garcia, durante uma entrevista a respeito do Dia Nacional da UCP, que se celebra este hoje.

“Muito esperamos dele para agitar a sociedade portuguesa no diálogo das religiões”, acrescentou.

A reitora espera que o Instituto seja “uma grande instituição” dentro da UCP, agregado à única Faculdade de Teologia em Portugal.

Segundo Maria da Glória Garcia, o núcleo de Estudos da Religião vai ter uma “forte” componente de investigação e de ensino ao nível das pós-graduações.

“É um sonho que queremos realizar ao longo deste ano”, insiste.

O trabalho passa ainda pela “aliança estratégica” que a UCP tem procurado criar com quatro instituições internacionais: as Universidades de Notre Dame (EUA), do ‘Sacro Cuore’ (Itália), de Ramon Llull (Barcelona, Espanha), e a Pontifícia do Rio de Janeiro (Brasil).

O Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa, este ano a 7 de fevereiro, é inspirado na encíclica ‘Laudato si’, em que o Papa destaca o contributo da Educação para a difusão de um novo modelo de vida e de relação com a natureza.

“É um Papa que tem iluminado os nossos caminhos, porque tem uma enorme atenção aos pormenores”, assinala Maria da Glória Garcia, para quem é necessário promover o “casamento entre conhecimento e sabedoria”.

A reitora da UCP frisa que apesar dos resultados obtidos nas avaliações internacionais, o objetivo não passa por trabalhar “para rankings”, mas sim “cumprir da melhor forma” a missão de educar.

A internacionalização é uma das “ideias fortes” do plano estratégico da UCP e implica “uma vivência dentro da universidade, num quadro internacional”, sem que os estudantes portugueses tenham de ir para o estrangeiro.

“O nosso ensino tem de ser um ensino que abre fronteiras”, precisa a reitora, sublinhando que a instituição académica tem alunos de 87 nacionalidades diferentes.

O Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa é assinalado como habitualmente no primeiro domingo de fevereiro e vai estar em destaque na emissão do programa ‘70×7’ (RTP2, 13h30).

O peditório deste ano para o Dia Nacional da UCP foi destinado à criação de bolsas de estudo para a Faculdade de Teologia.

PR/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR