Iniciativa da confederação nacional decorre no Porto
Porto, 07 jun 2014 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) vai promover a sua festa anual entre hoje e amanhã, no Porto, uma iniciativa que nesta edição é acompanhada por um congresso, ‘Solidariedade: Novos Caminhos, Valores de Sempre’.
A ‘Festa da Solidariedade’ começou em Lisboa, em setembro de 2007, e desde então passou por Viseu, Castelo Branco, Santarém, Faro, Guarda.
A celebração iniciou-se com o percurso da Chama da Solidariedade que estabeleceu a ligação entre o último local da festa, Guarda, e o destino deste ano, o Porto.
Como explica o presidente da União Distrital das IPSS do Porto “o evento da Chama da Solidariedade consiste no transporte de uma chama, em tudo idêntica à Chama Olímpica, que envolverá toda a sociedade civil e seus parceiros”.
“Para além de ter como principal objetivo a promoção da Festa da Solidariedade, será também um canal de transmissão da Identidade e dos princípios do setor social nomeadamente os da solidariedade e do serviço ao bem comum”, precisa o padre José Lopes Baptista.
Em declarações ao jornal da CNIS, o responsável sublinha que “a Festa da Solidariedade é uma oportunidade para o sector solidário se reunir e para promover os interesses das Instituições de Solidariedade, divulgar boas práticas, chamar a atenção para a nossa cultura, identidade e valores solidários”.
“Tudo isto rodeado de animação e recreação a cargo das mais diversas instituições sociais”, prossegue.
OC