Lisboa, 27 jan 2012 (Ecclesia) – A Assembleia da República, em Lisboa, promove hoje a edição do «Dia de Memória do Holocausto», associando-se à comemoração internacional para lembrar e homenagear as vítimas que pereceram nos campos de concentração nazis.
Neste contexto, o salão nobre de São Bento recebeu esta quinta-feira uma leitura de poemas de Primo Levi e Paul Célan, por Jorge Silva Melo, e a projeção do documentário ‘Sob céus estranhos’, de Daniel Blaufuks, que apresentou o mesmo, lê-se na página do Parlamento na Internet.
Hoje, pelas 12h00, vai fazer-se um minuto de silêncio na sala de sessões do Parlamento.
Sobre este mesmo tema, a Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa promove um curso de formação em memória cultural intitulado ‘A memória do Holocausto na cultura europeia’, de 8 de fevereiro a 31 de março.
Esta iniciativa dirige-se a estudantes universitários, jornalistas, professores, agentes culturais, diplomatas e ao público em geral, refere o programa, que conta com a participação de teólogos católicos.
LFS/OC