Portugal: Igreja promove reflexão sobre a família a duas semanas do início do Sínodo

Jornadas da Pastoral Juvenil e Jornadas Missionárias 2014 vão decorrer em Fátima

Lisboa, 20 set 2014 (Ecclesia) – As Jornadas da Pastoral Juvenil/Jornadas Missionárias 2014 decorrem este sábado e domingo, numa reflexão conjunta sobre o tema ‘Família, um projeto’, em sintonia com a próxima assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos (5-19 de outubro).

“No ‘hoje’ da nossa vida, com alegria, desafio-vos a participar nas jornadas que conjugam dom e vocação | dom e missão num tema basilar para todos. Estas jornadas, continuam o seu objetivo geral de descobrir, aprofundar e traçar ‘novos’ caminhos de evangelização a partir de Cristo”, assinala o padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

No comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o DNPJ informa que as jornadas de Fátima se destinam “a animadores de grupos e movimentos jovens e antigos, atuais e futuros agentes de missão” que vão ter oportunidade de partilhar “inquietantes interrogações, aprofundar as razões da fé, partilhar experiências e conhecimentos”.

Para o padre António Lopes, diretor Nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), as Jornadas Missionárias 2014 “abordam a família nas suas diversas componentes”.

O tema ‘Família, um projeto’ une-se às preocupações do Papa Francisco e da Igreja Universal que refletem sobre esta temática com o sínodo extraordinário dos bispos em outubro de 2014 e um sínodo ordinário em 2015.

Do programa, no sábado destaca-se o painel ‘Família hoje’, com Margarida Cordo, mestre em Terapia Familiar, o teólogo Pedro Valinho e Joaquim Azevedo, professor que coordenou o grupo de trabalho que apresentou 30 medidas contra o decréscimo demográfico ao Governo português.

O painel vai ser moderado pelo padre João Aguiar, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e presidente do Conselho de Gerência r/com.

Durante a tarde, seis workshops centrados na Família, com temas como: ‘Pastoral familiar no contexto da evangelização’; ‘Como enfrentar situações difíceis: uniões de facto, recasados…’; ‘Família e voluntariado missionário”; ‘Desafios sociais e políticas familiares’.

Os conferencistas são de áreas tão diferentes como os responsáveis da pastoral familiar e vocacional do Patriarcado de Lisboa; jovens voluntários; uma neurologista e uma deputada.

Depois dos workshops, Joaquim Franco, jornalista da SIC, vai moderar um plenário.

No dia 21, domingo, D. António Couto, bispo de Lamego, apresenta o tema ‘Evangelho e missão da Família’ e depois jovens e missionários participam na Eucaristia no Santuário de Fátima.

De tarde, a mesa-redonda ‘Família e comunicação – Visão antropológica e filosófica…’, vai reunir Tozé Martinho, Ana Maria Magalhães, Jorge Gabriel e a professora Inês Bolinhas com a moderação de Manuel Vilas Boas, jornalista da rádio TSF, a partir das 15h00.

No comunicado, o DNPJ destaca também que no dia 19 de setembro, sexta-feira, vai realizar-se a primeira reunião de Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil do novo ano pastoral 2014-2015.

Em agenda vão estar vários assuntos e encontros como: O XVI Fórum Ecuménico Jovem com o tema ‘Para tudo há um momento e um tempo’, no dia 15 de novembro, em Coimbra, e o Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem ‘Não te conformes transforma-te. Bem – Aventurados protagonistas da mudança’, no dia 6 de dezembro, em Fátima.

Outro dado de agenda desta reunião é primeira edição do curso de Pastoral Juvenil previsto para julho de 2015.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top