Iniciativas nas várias dioceses colocaram milhares de alunos em contacto com as suas raízes sociais e culturais
Lisboa, 23 mar 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica encerra hoje a Semana Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), dominada pela valorização da família enquanto “abrigo e escola de vida” e pela sua preservação enquanto polo de “identidade cristã”.
O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), entidade promotora da iniciativa, revela que os alunos foram convidados a “expandir o olhar em três perspetivas”, valorizando as suas memórias familiares, “olhar para dentro”, contactando com aqueles que estão próximos, “olhar para o lado”, e seguindo o “modelo” da “família de Nazaré”, num “olhar para o Alto”.
Nas dioceses do país, foram vários os projetos que procuraram corresponder ao repto lançado pelos agentes pastorais ligados a formação da fé, com destaque para eventos “interescolas” que colocaram crianças, adolescentes e jovens em contacto com as suas raízes sociais e culturais.
Esta quinta-feira, perto de dois mil alunos do 2.º e 3.º ciclo da diocese de Lisboa juntaram-se no Santuário de Fátima, no renovado Centro Paulo VI, para realizarem um encontro dedicado ao tema ‘Descobrir o Património, Preservar a Identidade’.
Preenchida com a habitual “festa jovem” que caracteriza a confraternização entre as escolas, a atividade encheu de cor aquela casa de acolhimento, já que cada um dos participantes foi convidado a levar uma faixa identificativa da sua zona de proveniência.
Em Abrantes, Diocese de Portalegre-Castelo Branco, centenas de alunos do 9.º ao 12.º ano concentraram-se na Praça Barão da Batalha para celebrarem o “dia do aluno de EMRC” através da iniciativa ‘Juntos somos família’.
O evento, que marcou o início da semana nacional, contou com a presença do bispo D. Antonino Dias, acompanhado de sacerdotes, professores e animadores que quiseram testemunhar a sua presença na caminhada dos mais novos.
No mesmo dia, a cidade de Cantanhede, na Diocese de Coimbra, acolheu 1200 estudantes provenientes de diversos estabelecimentos de ensino da região, com uma agenda onde se destacaram “atividades relacionadas com a disciplina e com o Dia do Pai”.
Em Viseu, cerca de 700 estudantes do 9.º ano de Educação Moral reuniram-se terça-feira no Centro Pastoral e percorreram a pé a parte histórica daquela cidade, “visitando monumentos e igrejas”.
Segundo o SNEC, estes projetos visam “realçar todas as experiências iluminadas pela força do crer que revelam a qualidade genuína de uma fé adulta, provada como o ouro no crisol e, ao mesmo tempo, proporcionar a fruição dos mesmos sentimentos de alegria e de entusiasmo que lhes deram origem”.
JCP/OC