Ações de formação vão preparar casais para este trabalho pastoral
Fátima, 15 nov 2017 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família anunciou que a Igreja Católica quer promover formação de famílias para “ajudar outras famílias a descobrir o Evangelho”.
D. Joaquim Mendes considera que as famílias “devem ser evangelizadoras de outras famílias, famílias que acompanhem outras famílias”, em declarações que são hoje transmitidas no Programa ECCLESIA (RTP2, 15h00).
O responsável falava durante as Jornadas Nacionais de Pastoral Familiar, que decorreram em Fátima, entre sábado e domingo, com o tema ‘O Evangelho da Família – Alegria para o mundo’.
Os trabalhos mostraram que valorizar a família na ação pastoral significa também mudar as comunidades cristãs.
O presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família quer paróquias “amigas das famílias” dado que não são constituídas por pessoas anónimas.
Os promotores destas Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar identificaram também alguma erosão nos valores associados à família.
Manuel Marques, coordenador nacional do departamento responsável por este setor, reconhece que “as famílias se tornaram mais permissivas, os pais têm menos horas para os filhos que passam a maior parte do tempo na escola”.
“Perdeu-se também o hábito da oração em família”, acrescentou.
Carlos Grijó, de 22 anos, participou nas jornadas e mostrou preocupação em acolher os que viveram experiências negativas: “Temos o dever de acolher estas pessoas e de lhes apresentar critérios e não regras”.
Xavier Pereira tem 12 irmãos e entende que a família é central na vida de cada um, pelo que é preciso entender e acompanhar as diferentes situações familiares.
“Essas pessoas vão continuar a casar e a ter filhos, e a Igreja tem de ter uma resposta para lhes dar”, referiu.
Perante as situações familiares que experimentam a rutura nos relacionamentos, D. Joaquim Mendes afirmou que “as cúrias diocesanas estão hoje abertas e com gente disponível para acolher aqueles que querem rever a sua situação”, lembrando “os que assistem ao desmoronamento de um sonho e buscam apoio para retomar a vida”.
As Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar reuniram representantes de 16 dioceses portuguesas, num total de 415 participantes.
A próxima iniciativa vai decorrer nos dias 20 e 21 de outubro de 2018.
HM/OC