Portugal: Igreja Católica «empenhada» em reforçar contributo dos casais cristãos na «evangelização das famílias»

D. Joaquim Mendes, da Comissão Episcopal para o Laicado e Família, vai ao Brasil acompanhar Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora

Lisboa, 12 jul 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal considera que os casais cristãos são pilares essenciais para reaproximar da fé as comunidades mais dispersas.

Em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA, D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal para o Laicado e Família (CELF), realça que a hierarquia católica nacional “está não só atenta aos desafios e necessidades dos casais cristãos” mas também “empenhada em acompanhá-los no seu testemunho”.

“Queremos ajudá-los a serem exemplo e estímulo para outros casais e a darem o seu contributo para a evangelização das famílias”, refere o atual bispo auxiliar de Lisboa.

Um dos sinais mais imediatos deste compromisso é a participação de quatro bispos portugueses no próximo Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora (ENS), que se vai realizar no Brasil, entre os dias 21 e 26 de julho.

Fundado em 1939 pelo padre francês Henri Caffarel, o movimento está espalhado por mais de 70 países, incluindo Portugal, e tem como principal objetivo fomentar uma vivência mais séria e plena do matrimónio cristão.

 D. Joaquim Mendes, que vai seguir viagem para a cidade de Brasília, em conjunto com D. Manuel Clemente (Porto), D. Virgílio Antunes (Coimbra) e D. António Francisco dos Santos (Aveiro), espera que a iniciativa ajude os casais participantes “a descobrirem-se e a receberem-se como projeto e dom de Deus”.

Habituado a contactar com “casais e jovens que pertencem ao Movimento na pastoral familiar e nas paróquias”, o bispo auxiliar lisboeta acredita que “os primeiros benefícios desta proposta situam-se ao nível da descoberta e vivência da identidade” de cada cônjuge.

“Mas a verdade de si próprios é inseparável da abertura e dedicação à família, à Igreja e à sociedade. Tornando-se o que são, marido e mulher farão beneficiar a todos, através do testemunho cristão de fidelidade conjugal, da preocupação pela educação cristã dos filhos e do sentido de pertença e compromisso eclesial nas paróquias e dioceses”, salienta.

O 11.º encontro internacional de equipistas, que deverá contar com cerca de oito mil participantes, entre os quais perto de 200 portugueses e 80 representantes de outros países lusófonos, vai ter como tema “Ousar o Evangelho”.

Um dos principais motivos de interesse, para a delegação nacional que se deslocará ao “país irmão”, será a entrada em funções de um casal português, Maria Berta e José Moura Soares, à frente da Equipa Internacional Responsável das ENS.

Para o vogal da CELF, esta nomeação surge como “um sinal da vitalidade da vida do Movimento em Portugal e como reconhecimento do valor daquele casal”.

“É um estímulo para as Equipas de Nossa Senhora em Portugal, para que se consolidem cada vez mais, cresçam em número e em dinamismo evangelizador”, conclui D. Joaquim Mendes.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top