Sessão pública vai decorrer na Sé de Lisboa
Lisboa, 22 nov 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal vai apresentar hoje em Lisboa a Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) numa sessão pública com a presença de D. Jorge Ortiga, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
Esta estrutura, criada pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) a 8 de maio, vai dar “a conhecer publicamente os seus objetivos e algum do seu trabalho, nomeadamente o que se prende com a sua presença na internet, através da apresentação pública de um site e das suas páginas nas redes sociais”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Na sessão, com início marcado para as 17h00, na Sé Patriarcal, a ONPT pretende ainda dar a conhecer os seus projetos que estão em execução, bem como algumas iniciativas previstas para 2013.
Para além de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, está também prevista a presença de frei Francisco Sales Diniz, diretor da Obra Católica Portuguesa de Migrações.
A equipa da ONPT, dirigida pelo padre Carlos Godinho (pároco do Luso, Diocese de Coimbra), tem como missão promover o turismo à luz da Doutrina Social da Igreja e procurará, nas palavras do seu presidente, dar uma “atenção particular à dignidade da pessoa humana e à promoção do bem comum”.
Entr eos elementos que compõem este organismo contam-se ainda o reitor do Santuário de Cristo-Rei (Almada), padre Sezinando Alberto (secretário); o padre Miguel Neto, responsável pelo setor na Diocese do Algarve (tesoureiro); Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja; frei José Loureiro, do Comissariado da Terra Santa; Varico Pereira, pertencente à cooperativa Turel; Rosário Frazão, da agência de viagens Verde Pinho; e Natalina Ferreira, do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima.
LFS/OC