Secretário-geral do KAICIID agradeceu visita de Augusto Santos Silva, no Dia Nacional da Liberdade Religiosa
Lisboa, 22 jun 2023 (Ecclesia) – O presidente da Assembleia da República visitou o Centro de Diálogo Internacional – KAICIID, assinalando o Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso.
Augusto Santos Silva encontrou-se com líderes e representantes de diversas religiões presentes no país, sublinhando que “a liberdade religiosa é uma matéria da competência exclusiva do Parlamento, por ser uma das liberdades e dos direitos fundamentais”.
O responsável justificou a sua visita a este Centro de Diálogo Internacional, como cumprimento de uma responsabilidade do Parlamento, “a quem cabe acompanhar a concretização das leis que aprova”.
Sobre o número crescente de imigrantes, que aumentam também a diversidade religiosa, Santos Silva nega que tal seja uma ameaça, mas antes “um enriquecimento”.
“A diversidade enriquece-nos e o preconceito é que nos empobrece”, disse o presidente da Assembleia da República.
Santos Silva esteve acompanhado pelo presidente da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o social-democrata Fernando Negrão, e pelos deputados Joana Sá Pereira (PS), Cristiana Ferreira (PSD), Pedro Frazão (Chega) e Rodrigo Saraiva (IL).
A Igreja Católica esteve representada neste encontro pelo padre Peter Stilwell, diretor do Departamento de Relações Ecuménicas e Diálogo Inter-religioso do Patriarcado de Lisboa.
O sacerdote destacou a importância desta reunião, num local como este e com a presença de quem preside ao parlamento, “para aprofundar o diálogo e a proximidade entre as religiões”.
O Centro de Diálogo Internacional – KAICIID é uma entidade que promove o diálogo entre religiões como forma de construção da paz e aproximação entre os povos. Deste novembro de 2022, Lisboa acolhe a sede internacional desta instituição.
“Desde que viemos para Lisboa acho que o KAICIID sente mais o calor da hospitalidade das pessoas e do governo. Em Lisboa estamos em casa e a harmonia entre as comunidades em Portugal torna o nosso trabalho mais fácil”, refere o secretário-geral do KAICIID.
Em declarações aos jornalistas, Zuhair Alharthi, destacou a proximidade da Jornada Mundial da Juventude, adiantando que o KAICIID está a preparar uma breve audiência de alguns líderes religiosos com o Papa Francisco.
O Centro de Diálogo Internacional – KAICIID conta como Estados membros, a Áustria, Espanha, Arábia Saudita e o Vaticano com o estatuto de observador fundador.
Esta é uma organização intergovernamental que promove a paz e a compreensão através do diálogo inter-religioso e intercultural, reforçando as capacidades a nível local, nacional e regional através da educação sobre práticas de diálogo, aumentando a compreensão da diversidade religiosa e cultural.
No próximo ano, Lisboa vai acolher o Fórum internacional do KAICIID, o maior evento mundial de diálogo inter-religioso com a presença de mais de 60 líderes religiosos.
Ainda hoje, a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto de saudação pelo Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso.
O voto foi subscrito por todos os grupos parlamentares, bem como pelos deputados únicos do PAN e do Livre.
“A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, saúda o Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-Religioso, reiterando o empenho na promoção dos valores da tolerância e da liberdade religiosa, no contexto de respeito, cooperação e diálogo inter-religioso que tem caracterizado e distinguido a democracia portuguesa”, lê-se na parte resolutiva citada pela Lusa.
Esta efeméride foi instituída por uma resolução da Assembleia da República de 2019.
HM/OC