Concurso tem como alvo os jovens entre os 15 e os 35 anos, ou entidades que desenvolvam iniciativas a eles dirigidos, e decorre até 16 de dezembro

Lisboa, 16 out 2025 (Ecclesia) – A Fundação Jornada abriu hoje as candidaturas para o primeiro programa de apoio a projetos promovidos ou focados nos jovens com idades entre os 15 e 35 anos e residentes em Portugal.
“O programa, intitulado ‘Jovens, agentes de Esperança’ tem como objetivo estimular a participação ativa dos jovens na sociedade, promovendo o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para o bem comum, em áreas como educação, espiritualidade, cidadania, saúde mental e sustentabilidade”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
Cada projeto poderá beneficiar de um apoio entre 10 e 30 mil euros, de um montante global de 360 mil euros a atribuir, resultantes do fundo de 35 milhões de lucros da JMJ, que será concedido “em formato de donativo, ou seja, não reembolsável”.
Constituída em 2019, na preparação da JMJ Lisboa 2023, a Fundação Jornada vai apoiar iniciativas que estejam alinhadas com os seus objetivos estratégicos, como “aproximar os jovens de Deus e da sua interioridade, para reforçar a confiança no futuro”, capacitá-los “com competências e conhecimento para melhor decidirem e enfrentarem os desafios” e impulsioná-los a “ser cidadãos ativos e dinamizadores de iniciativas de impacto na sociedade”.
“Sustentabilidade e ecologia integral”, “arte, cultura e desporto” e inclusão de jovens com deficiência” são os eixos transversais que fortalecem a ação juvenil que vão sustentar as áreas referidas.
A Fundação Jornada refere que a avaliação de candidaturas, que encerram a 16 de dezembro, vai ser feita com base em 4 critérios técnicos: impacto e alcance nos jovens, coerência e potencial da solução, relevância do projeto e visibilidade de execução.
Além disso, a instituição revela que aplicará, neste primeiro programa de apoio, um conjunto de ponderadores decorrentes da ligação à JMJ: majorador “Papa Francisco”, majorador “Todos, todos, todos” e majorador “Empreendedores de Sonhos”.
Assim sendo, vão ser valorizadas as iniciativas “com impacto significativo na área dos municípios onde o Papa Francisco esteve presente: Cascais, Lisboa, Loures e Oeiras”, “que tenham como foco principal a promoção da dignidade, os direitos e a inclusão ativa de jovens com deficiência” e que sejam promovidas ou “em consórcio com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil ou com os secretariados diocesanos da pastoral juvenil”.
A seleção de projetos a ser apoiados vai ser feita por um comité composto por cinco peritos convidados.
Deste grupo fazem parte Raul Galamba de Oliveira, engenheiro e gestor português; Ana Rita Bessa, CEO do Grupo LeYa desde 2021 e membro do grupo internacional Infinitas Learning; Afonso Pinheiro, jovem empreendedor português; João Cotter Salvado, professor auxiliar e diretor académico do Centro de Empreendedorismo da Católica Lisbon School of Business & Economics; e Joana Castro e Costa, líder do Leadership for Impact Knowledge Center da Nova SBE e coordena a Iniciativa para a Equidade Social.
O processo de tomada de decisão do Comité de Seleção será homologado pela Direção da Fundação Jornada.
As candidaturas apresentadas devem estabelecer um horizonte temporal para a duração do apoio da Fundação Jornada entre 6 a 12 meses, a partir de 25 de Março de 2026, data prevista para a comunicação dos projetos selecionados.
A Fundação Jornada informa que o apoio financeiro será transferido em duas tranches, sendo a primeira (70% do apoio financeiro) transferida após a assinatura do contrato, e a segunda (30% restantes) entre 1 a 3 meses antes do final do projeto, mediante entrega de um relatório de progresso e verificação dos resultados intermédios (da primeira metade do projeto).
As candidaturas devem ser submetidas através do portal oficial da instituição, em www.fundacaojornada.pt, onde se encontram disponíveis o regulamento e o formulário de inscrição, assim como um guia de apoio ao preenchimento das candidaturas.
A Fundação Jornada é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, que tem como missão promover o desenvolvimento humano, social e cultural dos jovens, incentivando a sua participação cívica e o seu contributo para o progresso coletivo. Inspirada pelos valores do Evangelho, é herdeira do legado patrimonial e espiritual deixado pela Fundação JMJ 2023, que trouxe o Papa Francisco a Portugal.
LJ/OC