Eleição aconteceu em Fátima
Fátima, 07 out 2020 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos tem a partir de hoje um novo provincial e um novo governo para o triénio 2020-2023, eleitos no 19.º capítulo provincial que está a decorrer em Fátima.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, os Franciscanos Capuchinhos informam que os frades reunidos em capítulo elegeram frei António da Silva Martins como ministro provincial e frei Hermano Filipe Rodrigues como primeiro conselheiro e vigário provincial.
O novo governo provincial para o triénio 2020-2023 fica completo com mais três conselheiros, respetivamente: Frei Américo Costa, frei Luís Leitão e frei João José Guedes da Silva.
‘Guardiães da Criação’ é o tema do XIX Capítulo Provincial da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Portugal que está a decorrer em Fátima desde segunda-feira e termina esta quarta-feira.
A reunião magna serviu também para “avaliar o último triénio”, para além de eleger o novo ministro e os conselheiros provinciais, e foi presidida por frei José Ángel Torres Rivera, vigário geral da ordem religiosa, em representação do ministro-geral frei Roberto Genuin.
O documento de trabalho apontou três grandes linhas de orientação, que podem ajudar o novo Conselho Provincial, a projetar a sua ação: “Guardiães da Fraternidade”, “Guardiães do Outro” e “Guardiães da Natureza”.
O novo provincial, frei António da Silva Martins, nasceu na freguesia de Negreiros, concelho de Barcelos, a 5 de dezembro de 1947, emitiu a profissão perpétua a 17 de maio de 1970, no convento do Porto, e foi ordenado sacerdote a 13 de dezembro de 1970, depois dos estudos de Filosofia no convento de Santa Maria, em Salamanca, de 1963 a 1966, e de Teologia no Porto, entre 1966 e 1970.
Os frades da Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos estão presentes em Barcelos (Arquidiocese de Braga), no Porto e Gondomar, em Fátima, em Lisboa, na Baixa da Banheira (Diocese de Setúbal), e em Timor-Leste.
CB/OC