Portugal: Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias têm nova superiora geral

Irmã Maria Martins vai conduzir processo de «ajustamento» da congregação «aos tempos atuais»

Lisboa, 11 ago 2014 (Ecclesia) – A congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias (CIFNSV) concluíram este domingo o seu 13.º Capitulo Geral, dominado pela eleição da nova superiora geral, a madeirense Maria Ângela Belim Martins.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, as religiosas mostram-se satisfeitas por uma reunião que permitiu igualmente traçar “as linhas orientadoras para o próximo sexénio”.

Um programa que vai incluir o "estudo da realidade” da congregação, “ quanto a lugares, formas e possibilidades de presença” no meio das pessoas, “para um melhor ajustamento aos tempos atuais”.

As Irmãs Franciscanas querem criar “condições para uma vida fraterna e consagrada mais fiel e significativa” e ser “cada vez mais na Igreja um sinal visível do Reino de Deus”.

Natural do Machico, a Irmã Maria Ângela Belim Martins já exerceu desde 1999 várias funções educativas e de governo na Província Portuguesa da CIFNSV.

É formada em Teologia, com estudos realizados em Roma, e mestre em  Teologia Sistemática pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, tendo dedicado a sua tese ao tema “A Eucaristia e Missão Evangelizadora da Igreja.

Realizado na Apelação, em Lisboa, o Capítulo Geral da congregação teve como tema central “Vida Fraterna, Escola de Comunhão e Sinal do Reino”.

Atualmente, a ordem religiosa feminina fundada na Madeira em 1884, por Mary Jane Wilson (1840-1916), está presente em onze países de quatro continentes: Europa, África, América e Ásia.

As irmãs que a constituem dedicam-se sobretudo ao auxílio dos pobres e dos doentes, bem como à educação e evangelização das crianças.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top