Portugal: Famílias chamadas a «intervenção política»

«Semana da Vida» 2012 é promovida pela Igreja Católica entre os dias 13 e 20 deste mês

Lisboa, 12 mai 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal vai promover entre os dias 13 e 20 deste mês uma nova edição da ‘Semana da Vida’, convidando as famílias à “intervenção política” em defesa dos seus “direitos e deveres”.

“Urge uma mobilização geral das consciências e um esforço ético em comum, para se pôr em prática uma grande estratégia a favor da vida. Todos juntos devemos construir uma nova cultura da vida”, assinala o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF), citando João Paulo II (1920-2005).

O guião da iniciativa, este ano dedicada ao tema ‘Comprometidos com a vida’, evoca a encíclica ‘O Evangelho da vida’, do Papa polaco, ao qual se deve esta iniciativa.

Falando das famílias como “protagonistas da transformação da sociedade”, o documento diz ser necessário questionar “com grande lucidez e coragem, acerca da cultura da vida que reina hoje entre os indivíduos cristãos, as famílias, os grupos e as comunidades das dioceses” e promover um “sério e corajoso confronto cultural com todos”.

Os responsáveis do DNPF, organismo ligado à Comissão Episcopal do Laicado e Família, consideram que o tema proposto em 2012 “pode constituir uma base de reflexão individual ou para aprofundamento em trabalho de grupo ou família”.

“É responsabilidade de todos e cada um que a vida, como dom de Deus, seja venerada, amada e promovida”, acrescentam.

O guião da Semana da Vida convida ainda a momentos de oração diária “individual, em casal, em família, em comunidade”.

Desde 1994, a Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal competente para a área da família, organiza esta semana, na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II.

Todos os textos estão disponíveis em www.leigos.pt/semanadavida/2012/index.html

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR