Portugal: Faculdade de Teologia, uma «marca identitária» da Universidade Católica

Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa assinala-se a 1 de fevereiro

Lisboa, 27 jan 2015 (Ecclesia) – O vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) destaca o papel de relevo da Faculdade de Teologia, a primeira escola da instituição de ensino da Igreja Católica, que confere-lhe “uma marca identitária”, para além de ser única no país.

“A Faculdade de Teologia desempenha um papel muito importante desde logo na formação de todo o clero português mas de tantos leigos que fazem do estudo e da investigação a sua ocupação principal”, começa por explicar padre José Tolentino Mendonça.

Nesse sentido, à Agência ECCLESIA o responsável destaca o contributo “muito grande” que a Faculdade de Teologia dá à “comunidade científica nacional” e, certamente, “à Igreja portuguesa”.

Segundo o vice-reitor da UCP, existe uma “batalha muito importante” para que a Teologia integre o diálogo entre saberes de forma mais explícita em Portugal.

“O catolicismo português é muitas vezes refém de uma certa emotividade e não sente tanto a necessidade de um aprofundamento, fica até por um certo analfabetismo teológico”, observou o sacerdote que compara a realidade nacional a outros países europeus onde um cristão de “cultura média” interessa-se pela ciência de Deus, “conhece os grandes autores e acompanha o que se vai publicando”.

Para o padre José Tolentino Mendonça é preciso “inverter” esta tendência e a Faculdade de Teologia tem “desempenhado” uma ação “muito importante” de levar a Teologia para o grande público como para o “interior da comunidade científica” afirmando-a como uma “ciência parceira” equiparada no debate com as outras.

“Uma Universidade, e por maior razão ainda uma Universidade Católica, tem de ser um grande laboratório para o presente. Não lhe basta um olhar distanciado sobre a realidade, como se ela própria se pudesse colocar de fora das dificuldades e das angústias, das esperanças e das alegrias da história que corre”, escreveu a reitora da UCP na mensagem para o Dia Nacional da UCP.

Maria da Glória Garcia recordou ainda que o peditório das missas no Dia Nacional da UCP, a 1 de fevereiro, se destina, “em exclusivo”, a apoiar alunos carenciados da Faculdade de Teologia através de bolsas de estudo.

Ciência, cultura e fé são três marcas da Universidade Católica Portuguesa que assinala o dia nacional no primeiro domingo de fevereiro.

Neste contexto a celebração deste ano incluiu uma sessão académica onde vai ser atribuído o doutoramento ‘honoris causa’ ao presidente do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé), o cardeal Gianfranco Ravasi.

PR/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR