Padre Carlos Cabecinhas destaca que «é uma ocasião festiva, um momento de encontro, de convívio, de partilha»
Fátima, 27 set 2024 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe a segunda Peregrinação Europeia de Surdos, entre esta quinta-feira e domingo, de 26 a 29 de setembro, e, em simultâneo, a décima Peregrinação Nacional da Comunidade Surda.
“Um momento em que convidamos ao encontro das comunidades surdas de todos os países da Europa: o desafio é que venham, que estejam aqui connosco, que celebrem aqui connosco”, disse o reitor do Santuário de Fátima, num vídeo onde convida a comunidade surda a participar nesta peregrinação.
O padre Carlos Cabecinhas destaca que a II Peregrinação Europeia de Pessoas Surdas em Fátima, com mais 400 peregrinos de diversas nacionalidades, é um “grande acontecimento”, uma ocasião festiva, “um momento de encontro, de convívio, de partilha”.
O reitor do santuário mariano português informa também que a peregrinação habitual da comunidade surda portuguesa a Fátima, este ano na 10ª edição, “coincidirá com esta segunda peregrinação europeia das comunidades de pessoas surdas”.
“Esperamos por vós”, conclui o padre Carlos Cabecinhas, no vídeo que tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e sinal internacional (International Sign).
A primeira peregrinação realizou-se em 2018, em Lourdes, numa iniciativa do coletivo Católicos Surdos da Europa (CSE), informa o Santuário de Fátima,
O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), apoia a organização da II Peregrinação Europeia de Pessoas Surdas em Fátima, e informa que para informações pode ser usado o email e o endereço de correio eletrónico: deafatima2024@gmail.com
A primeira peregrinação Nacional da Comunidade Surda realizou-se em setembro de 2015, depois de o Santuário ter assumido no seu calendário celebrativo semanal uma Missa com interpretação em LGP, como forma integrar a comunidade surda.
Desde 2013, a Eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, é interpretada em Língua Gestual Portuguesa; já as celebrações que antecedem a Páscoa, o Tríduo Pascal, no santuário da Cova da Iria começaram a ter interpretação LGP, em 2018.
O programa oficial do Santuário de Fátima, desde domingo de Páscoa, dia 31 de março, sofreu “algumas alterações”, com a entrada do chamado ‘Programa de Verão’, até ao final de outubro.
No horário de verão, as Missas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, ao domingo, são às 11h00 e às 15h00.
CB/OC