Portugal/Espanha: Profissionais dos media católicos têm de se «identificar» com «ideário» da instituição

Encontro Ibérico dos bispos analisou “o modelo da rádio católica”

Guadix, Espanha, 10 jun (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais afirmou hoje que os profissionais dos meios de comunicação social com identidade católica têm de se “identificar com ela”.

“Cada um dos profissionais que trabalham em qualquer uma destas instituições só faz sentido que esteja na instituição identificando-se com ela”, referiu D. Pio Alves à Agência ECCLESIA no fim dos trabalhos do Encontro Ibérico das Comissões Episcopais que coordenam o setor dos media.

Para o presidente da Comissão Episcopal de Comunicação Social de Portugal, o ideário de uma rádio católica “não passa por cima da liberdade das pessoas”, mas “é um elemento prévio ao seu ingresso, à aceitação de colaborar num determinado empreendimento, seja ele qual for”.

“O modelo de rádio católica” foi o tema em análise pelos bispos de Espanha e Portugal, que realizaram em Guadix, no sul de Espanha, o Encontro Ibérico, entre os dias 8 e 10 de junho.

No documento de conclusões, enviado à Agência ECCLESIA, os bispos das Comissões Episcopais de Espanha e Portugal afirmam que o “ideário” das rádios católicas deve ser “conhecido e respeitado e promovido”.

“Esta identidade deve estar presente em toda a sua organização e programação, de maneira transversal. As pessoas que trabalham nestes projetos de comunicação têm o direito e o dever de conhecer este ideário, dá-lo a conhecer e cumpri-lo. Os seus profissionais têm de tornar visível a identidade católica e mostrar proximidade à sua audiência”, sublinha o documento.

Os presidente das rádios católicas de Espanha e Portugal, Fernando Giménez Barriocanal, da COPE, e João Aguiar Campos, da Rádio Renascença, apresentaram os projetos de comunicação que têm em curso, referindo a necessidade de formação dos seus comunicadores.

No documento de conclusões, os bispos de Espanha e Portugal manifestam disponibilidade para concretizar a necessidade de uma “uma maior formação humana e cristã dos profissionais”, para além do aspeto técnico.

D. Pio Alves esclareceu que as “necessidades concretas de formação” devem ser identificadas por cada instituição e, “se transmitidas” à Comissão Episcopal que em Portugal coordena o setor dos media, encontrarão “respostas”.

“A identificação com um ideário só é possível se se fizer formação. E a Comissão Episcopal vai responder de acordo com as necessidades que nos forem identificadas”, referiu.

O próximo Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Meios de Comunicação Social vai realizar-se em Portugal, nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2016.

PR

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Agência ECCLESIA

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