«A BTL acaba por ser uma montra do turismo em Portugal e esta passagem aqui era obrigatória», salientou Joana Santos Coelho, da Pastoral do Turismo
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Lisboa, 28 fev 2024 (Ecclesia) – A Pastoral do Turismo e o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica em Portugal estão na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2024), que decorre desta quarta-feira até 3 de março, num novo espaço dedicado ao ‘Turismo Religioso’.
“Nós optámos para participar neste stand precisamente para dar voz a uma série de pontos turísticos religiosos em Portugal que de outra forma não a teriam. A BTL acaba por ser uma montra do turismo em Portugal e esta passagem aqui era obrigatória”, disse Joana Santos Coelho, da Pastoral do Turismo – Portugal (PTP), à Agência ECCLESIA.
Neste contexto, adianta que a PTP ajudou a que esta presença na BTL 2024 fosse possível de duas formas, através de informações de vários pontos religiosos, num stand no espaço ‘Turismo Religiosa’, e uma programação, que conta com a participação de várias entidades.
O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica (SNBCI) é o outro organismo da Igreja Católica em Portugal, da Conferência Episcopal (CEP), que está na presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, até domingo, dia 3 de março.
“Para haver turismo religioso tem que haver espaços e, maioritariamente, todos os espaços de culto são espaços que são bens culturais da Igreja. São os espaços que têm que estar abertos às comunidades, para poderem ser visitados e serem acedidos por aqueles que são os turistas”, disse a diretora do SNBCI, à Agência ECCLESIA.
Fátima Eusébio lembra que o turismo religioso representa cerca de 10 a 15% do turismo nacional, e a Igreja Católica não pode “deixar que sejam só os outros a fruir destes espaços, a procurarem estes espaços”.
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O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica levou para a BTL marcadores de leitura com “imagens de património da Igreja” e no verso frases de Papas, de Francisco e da carta aos artistas de João Paulo II, “sobre aquilo que é a beleza da arte e a importância que a arte tem na comunicação com Deus”.
“Colocámos também no verso as nossas dioceses todas, a referência às dioceses, para entendermos que é um património que diz respeito a todo o território nacional”, acrescentou, adiantando que têm também “algumas publicações” do SNBCI, e vídeos promocionais, “da Rota das Catedrais, os Caminhos de Fé – Mariano e a Santiago – algumas catedrais e museus da Igreja.
Joana Santos Coelho, da Pastoral do Turismo – Portugal, destaca que desta participação na BTL “há duas grandes mais-valias”, reflete-se no aumento do número de visitantes e o “‘networking’ que existe com parceiros, com outros pares”, porque aprendem sempre uns com os outros e podem “criar redes”, algo que foi destacado na inauguração do novo espaço dedicado ao ‘Turismo Religioso’ na Bolsa de Turismo de Lisboa, promovido pela Câmara Municipal de Ourém.
“Trabalharmos em conjunto e este é um espaço por excelência para podermos fazer esse tipo de trabalho”, acrescentou Joana Santos Coelho.
“Quando conseguirmos estabelecer essas redes vai ser muito importante porque vamos beneficiar em recursos materiais, recursos humanos e em público. O facto de estarem municípios de outras zonas do país, o turismo religioso não é só Fátima, Lisboa, Porto, Braga, é muito mais e temos muito mais para oferecer, por isso esta ligação e rede entre todos é muito importante”, desenvolveu Fátima Eusébio, do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja Católica.
Esta presença da Igreja Católica na Bolsa de Turismo de Lisboa, de outros municípios, entidades e organizações, dando destaque ao Turismo Religioso e Espiritual resulta de um convite do Município de Ourém, que junta no seu espaço diversas instituições.
“Este era um objetivo que tínhamos há algum tempo, parece-nos que faz todo o sentido termos um espaço da BTL especialmente vocacionado e só vocacionado para o turismo religioso. Como tive a oportunidade de dizer, o turismo religioso hoje é um produto turístico muito importante do nosso país, representa entre 10 a 15% do total do turismo que é feito em Portugal”, disse o presidente da Câmara de Ourém.
À Agência ECCLESIA, Luís Albuquerque partilhou a “satisfação” de verem que “o ano 0 de um stand turismo religioso na BTL está e vai ser um sucesso”, é importante estarem presentes e também “é objetivo procurar agregar mais destinos para que mais gente possa vir a Portugal, mais gente possa visitar os territórios”.
O Santuário de Fátima está localizado no município de Ourém e, para este responsável, que pode parecer “ser suspeito, é indiscutível que seja a âncora do turismo religioso em Portugal”, cerca de sete milhões de pessoas estiveram em Fátima, em 2023, e “demonstram bem a importância de Fátima neste âmbito no país”.
Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal, destacou que este espaço, “que é um multistand”, tem a “oportunidade muito interessante” de todos compreenderem que esta dimensão do turismo religioso “é muito diversa e acontece em todo o território e pode ser usufruída ao longo de todo o ano”.
“O que são aspetos muito importantes para termos um desenvolvimento turístico sustentável, que é o que queremos para o nosso país. Podermos enquadrar aqui não só a dimensão devocional, que claramente é muito relevante e, nomeadamente, o Santuário de Fátima é aqui a âncora dessa abordagem e dessa motivação devocional, mas também uma dimensão espiritual, também cultural de conhecer os territórios, que o património religioso, as festividades, os caminhos proporcionam”, desenvolveu a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Turismo de Portugal.
CB