Portugal: Escolas Católicas vão publicar obra sobre a «defesa da liberdade da educação»

APEC informa que se enquadra nas «principais linhas de ação» que visam a promoção da identidade da escola católica

Lisboa, 16 fev 2022 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) vai publicar a obra ‘Sousa Franco e a liberdade de educação’, numa parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

“Esta obra enquadra-se nas principais linhas de ação que visam a promoção da identidade da escola católica, a sua divulgação e a cooperação com diferentes entidades em torno deste propósito e da defesa da liberdade da educação”, informa uma nota da associação divulgada pelo EDUCRIS, portal online do SNEC.

A direção da Associação Portuguesa de Escolas Católicas foi recentemente reeleita, para um novo mandato até 2025, pela “totalidade das escolas” que participaram na Assembleia Eleitoral de 11 de fevereiro, que decorreu de forma presencial, em Fátima, e online.

A presidência da APEC é da responsabilidade do Externato Frei Luís de Sousa (Almada), representado pelo diácono Fernando Magalhães; a direção integra o Instituto Nun’Alvares – Caldinhas (Santo Tirso), o Colégio de Nossa Senhora da Graça (Vila Nova de Milfontes), o Colégio de São Miguel (Fátima), e o Colégio Marista de Carcavelos; o secretário-geral é Jorge Cotovio.

Na Assembleia Geral Ordinária da Associação Portuguesa de Escolas Católicas foram também aprovados os relatórios de atividades e de contas do último ano, e apresentado “o recém-instituído Fundo D. António Marcelino”.

Este fundo, em parceria com o SNEC da Conferência Episcopal Portuguesa, tem atribuído bolsas financeiras a percursos de doutoramento, mestrado e pós-graduação de elementos das escolas católicas, “contribuindo para a sua valorização pessoal e para o incremento de qualidade dos projetos educativos que integram”.

O EDUCRIS informa que foi também aprovado um “voto de homenagem” à irmã Maria da Glória, que serviu a escola católica durante 33 anos na direção do Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra, como diretora pedagógica e como diretora geral.

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas foi fundada em 1998, por iniciativa da CEP; Em Portugal existem 144 escolas católicas, que são frequentadas por mais de 73000 alunos, desde a creche até ao final do ensino secundário.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top