Portugal: Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica dedicado à «missão»

«Vai ajudar a tomar consciência da dimensão da missão e incita na própria missão da Igreja» – Cónego Luís Manuel Pereira da Silva

Lisboa, 22 jul 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) de Portugal promove o Encontro de Pastoral Litúrgica, este ano centrado na missão, entre hoje e sexta-feira, em Fátima.

“É um encontro que nos vai ajudar a tomar consciência da dimensão da missão e incita na própria missão da Igreja e concretamente na dimensão litúrgica da Igreja que abarca no geral os sacramentos, toda a vida orante da Igreja e do crente”, disse o cónego Luís Manuel Pereira da Silva em declarações à Agência ECCLESIA.

‘Liturgia e Missão’ é o tema do 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, um projeto que tem sido sempre uma escola de oração e uma experiência orante de “ver como se faz, como se deve fazer e também buscar novas formas de oração para a vida da Igreja”.

“Toda a liturgia impulsiona a oração, toda a liturgia impulsiona a vida. Se aquilo que celebramos fica fechado em quatro portas e não se traduz na nossa vida, no nosso dia-a-dia, no nosso trabalho, na escola, na faculdade, na vizinhança, no bairro, é um puro consumo religioso, ou até na liturgia um consumo estético porque pode-se fazer uma liturgia muito bonita, uma coreografia de figurantes”, afirmou.

Segundo o cónego Luís Manuel Pereira da Silva encontram-se em Fátima “todas as pessoas mais ligadas à liturgia” e cria-se “um ambiente familiar e de grande proximidade” com os participantes para se poder “transmitir, partilhar experiências, animar os ânimos mais desanimados, incentivar”.

Do programa destaca-se, por exemplo, a conferência de D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, sobre ‘O envio missionário nos sacramentos do serviço e da comunhão’, a partir das 15h00, de dia 24 de julho, e ‘A dimensão litúrgica da missão’ que vai ser apresentada por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, no dia seguinte às 16h30.

“Pedimos aos oradores, que não deixem de fazer a ponte com a realidade. Estamos num encontro de pastoral litúrgica. Se fazemos uma conferência cientificamente cheia de notas de rodapé, corremos o risco de passarmos um bocadinho ao lado das pessoas”, desenvolveu o cónego Luís Manuel Pereira da Silva.

O diretor do Secretariado Nacional de Liturgia realça que o programa “privilegia o encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e presente” nas diferentes celebrações litúrgicas como as Eucaristias e a Liturgia das Horas, a Celebração Penitencial “com possibilidade de reconciliação sacramental individual e a leitura do Martirológio Romano”.

“A formação será orientada de acordo com a pedagogia litúrgica, bem formulada no Catecismo da Igreja Católica”, acrescenta o padre Pedro Ferreira.

O sacerdote, da Ordem dos Carmelitas Descalços, afirma que a renovação litúrgica “não se limita aos ritos e às preces” mas renova “a própria atividade missionária ad gentes”, assinalando que o aumento dos missionários leigos “é, certamente, um fruto da liturgia renovada”, que interpela os fiéis na língua mãe e “os envia em missão, em circunstâncias muito estranhas que apontam para a fé”.

45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica da Igreja Católica em Portugal começa às 17h00 de 22 de julho e termina com a Missa na Basílica da Santíssima Trindade (11h00), no dia 26, e as inscrições podem ser realizadas online.

HM/CB/PR

 

Partilhar:
Scroll to Top