Iniciativas como a partilha de bens com os mais necessitados e a oração pela dignificação da mulher reforçam diálogo entre cristãos
Lisboa, 22 jan 2013 (Ecclesia) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que decorre até sexta-feira, é o ponto mais visível de um diálogo que ao longo do ano se traduz em diversas iniciativas, com destaque para a área da solidariedade.
Em Coimbra, no âmbito de um trabalho conjunto “que dura há vários anos”, católicos e presbiterianos promovem a recolha de “ofertas” que são depois enviadas para regiões do mundo mais carenciadas e também para o “Banco Alimentar contra a Fome em Portugal”, revela frei Domingos, em entrevista ao Programa ECCLESIA na Antena 1.
Para o responsável pela Comissão Ecuménica da Diocese, são estes “pequenos gestos” que dão mais sentido à “caminhada” que católicos e presbiterianos estão a fazer na região.
Este ano, as duas Igrejas cristãs assinalam o oitavário de oração com “seis noites de vigília ecuménica”, a realizar em diversos locais de culto, quer no Concelho de Coimbra quer na Figueira da Foz.
Além destas iniciativas, “quase todos os meses padres, pastores e leigos” católicos e presbiterianos encontram-se para realizar um evento a que chamaram “jantar cristão”.
“Reunimos, organizamos um jantar partilhado e depois oramos, partilhamos ideias, ao longo de todo o ano”, explica frei Domingos, franciscano conventual.
[[a,d,3729,Emissão 20-01-2013]]Na Diocese de Aveiro, segundo o padre José Manuel, a colaboração entre católicos e metodistas já deu origem a um grupo feminino cujo “objetivo é rezar pela comunidade da Igreja e também pela dignificação da mulher, particularmente naqueles países onde a mulher ainda se encontra numa situação de subalternidade”.
Nesta região, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é organizada alternadamente pelas duas confissões religiosas, sendo que este ano as celebrações ecuménicas serão acolhidas pela Igreja Metodista.
Mais a norte, na cidade do Porto, a vigília de oração inserida no oitavário “visa ajudar uma das Igrejas cristãs em dificuldades”, revela o padre Domingos Oliveira, da equipa ecuménica diocesana.
Correspondendo ao tema geral da semana de oração de 2013, “O que exige Deus de nós?”, durante a celebração “será lançado um apelo no sentido de ajudar, com uma partilha de bens, uma das Igrejas que está com alguns problemas de financiamento das suas instalações”, explica o sacerdote.
O ecumenismo conta já com uma “tradição” de várias décadas nesta parte do país, através de um roteiro de iniciativas que ao longo do ano congregam membros das comunidades católica, lusitana (de comunhão anglicana) e metodista.
Em fevereiro, o Grupo Ecuménico Jovem do Porto vai passar um dia junto das comunidades mais desfavorecidas da cidade e dos sem-abrigo, num evento que será acolhido pela igreja da Trindade.
O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.
PRE/JCP