Portugal: Diretor do Secretariado da Pastoral da Cultura distinguido por obra sobre Aquilino Ribeiro

Prémio entregue hoje, às 18h30, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa

Lisboa, 26 jan 2016 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), da Igreja Católica, foi distinguido pela obra ‘Aquilino – A escrita vital’ com o Prémio de Ensaio Jacinto Prado Coelho, atribuído pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários.

José Carlos Seabra Pereira, no texto de apresentação da obra premiada, destaca que Aquilino Ribeiro [1885-1963] é um “autor invulgar e excelente realizador de uma poética vitalista nos géneros e subgéneros de ficção narrativa (romances, novelas e contos de índole vária) bem como em textos de hibridismo genológico”.

“Aquilino Ribeiro desde cedo foi alvo de uma fortuna crítica que importa hoje rever, a par de uma releitura da sua obra em nova perspetiva”, observa o diretor do SNPC em ‘Aquilino – A escrita vital’ editada em 2014 pela Verbo.

José Carlos Seabra Pereira, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é licenciado em Filologia Românica e doutorado pelas universidades de Coimbra e Poitiers (França).

O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, desde novembro de 2014, tem uma vasta obra publicada, onde se destacam títulos como: "Do fim-de-século ao tempo de Orfeu"; "Neorromantismo na poesia portuguesa"; "António Nobre: Projeto e destino" e "O tempo republicano da literatura portuguesa".

Segundo o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, o seu diretor vai dividir o prémio, um valor pecuniário de cinco mil euros, em partes iguais com Fernando Cabral Martins que foi premiado pelo livro ‘Introdução ao estudo de Fernando Pessoa’, editada pela Assírio & Alvim.

“Esta introdução a Fernando Pessoa percorre toda a história da escrita e as essenciais linhas temáticas da sua obra, tal como hoje é conhecida”, escreveu o professor de Literatura Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa na sinopse.

O júri do Prémio de Ensaio Jacinto Prado Coelho foi composto por Fernando J.B. Martinho, Maria João Cantinho e João David Correia.

O prémio é entregue esta terça-feira, dia 26 de janeiro, às 18h30, na sede da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

SNPC/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR