Mensagem do Papa desafia os mais novos a serem agentes de mudança
Cidade do Vaticano, 8 abr 2017 (Ecclesia) – O Papa dedicou uma mensagem-vídeo aos jovens, no âmbito do 32.º Dia Mundial da Juventude, que hoje vai ser assinalada com uma vigília em Roma com a participação dos mais novos.
Na sua intervenção, Francisco destaca a “importância” deste género de iniciativas, no contexto da “preparação do próximo Sínodo dos Bispos”, que vai ser dedicado aos jovens, em outubro de 2018; e da próxima Jornada Mundial da Juventude, prevista para 2019, no Panamá.
O “caminho” até à JMJ vai ser inspirado na figura de Nossa Senhora, que de acordo com o Papa argentino, “a todos anima com a sua fé”.
“Ela sabe dar graças a Deus que se formou na sua pequenez e reconhecer as coisas grandes que ele realizou na sua vida”, salientou.
“Ela não é uma jovem de sofá, que busca apenas a segurança e a comodidade, sem mais nada, mas deixa-se guiar pela fé, que move toda a sua história”, a história de Maria, “nossa Mãe”, acrescentou Francisco.
O Papa desafia os mais novos a, tal como Maria, serem agentes de mudança num mundo tantas vezes “cruel” e cheio de “muros”.
E convida-os neste dia a fazerem também memória dos principais eventos que vão ter lugar ao longo de 2017, envolvendo Nossa Senhora, como o Centenário das Aparições em Fátima, entre os dias 12 e 13 de maio.
“Um acontecimento onde, com a ajuda de Deus, irei em peregrinação”, assinalou.
Outro momento importante, até no contexto lusófono, será a celebração dos “trezentos anos da descoberta da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil”.
Este sábado, o Papa Francisco estará com os jovens numa vigília em Roma, a partir das 18h30 (menos uma hora em Lisboa).
Em Portugal, a Jornada Diocesana da Juventude tem como referência o Domingo de Ramos, que este ano calha a 9 de abril, mas a festa já teve início no dia 2 de abril, na Diocese de Lisboa, com um encontro de jovens em Odivelas, em que participaram o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o selecionador nacional de futebol, e campeão da Europa, Fernando Santos.
Na página online do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, é possível consultar o programa que as dioceses prepararam para a celebração da 37.ª Jornada Mundial da Juventude.
Este domingo, a partir das 13h30, na RTP2, o programa 70×7 associa-se ao Dia Mundial da Juventude, a partir de um simpósio europeu, promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa, que deixa a questão: Falar aos jovens de Deus ou a Deus dos jovens?
JCP