Portugal: D. Manuel Clemente espera perguntar ao Papa qual o programa da visita em 2017

Cardeal-patriarca de Lisboa vai participar no consistório de 19 de novembro em Roma

Fátima, 10 nov 2016 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, disse hoje em Fátima que, “se tiver oportunidade”, vai perguntar ao Papa Francisco qual é o programa da sua visita a Portugal em 2017.

“Na próxima semana terei de ir a Roma ao consistório se tiver oportunidade de perguntar diretamente ao Papa, pergunto: «Santo Padre, então como é que é, diga lá?»”, disse hoje D. Manuel Clemente aos jornalistas na conferência de imprensa de encerramento da 190.ª assembleia plenária da Conferência Episcopal Portugal.

O presidente da CEP espera que se saiba “rapidamente” qual o programa da visita do Papa Francisco a Fátima no âmbito do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, em maio de 2017.

Segundo o prelado, neste momento, sabe-se “tanto quanto” a irmã Júlia Bacelar Gonçalves partilhou depois de ter estado com o Papa Francisco, esta segunda-feira, no Vaticano.

“Sei pelo que ouvi, pelo que noticiaram, que o Papa disse a uma religiosa portuguesa que vinha na véspera”, ou seja, a 12 de maio de 2017, comentou D. Manuel Clemente.

De recordar que a religiosa portuguesa das Irmãs Adoradoras escreveu no seu perfil na rede social ‘Facebook’ que entregou uma bandeia de Portugal ao Papa e disse que “significa o amor do povo português e a esperança de o ver em Fátima no dia 13 de Maio”.

“Ele apertou as minhas mãos e disse: ‘Vou dia 12 à noite… Vemo-nos lá”, escreveu a irmã Júlia Bacelar Gonçalves após a audiência do Papa aos membros da assembleia da RENATE (Religious in Europe Networking Against Trafficking and exploitation).

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa acrescentou que depois ouviu dizer, mas não sabe se “a fonte é a mesma”, que Francisco “iria apresentar cumprimentos ao chefe de Estado, não sei mais”.

O também cardeal-patriarca de Lisboa assinalou ainda que gostava de ter oportunidade de preparar “alguma coisa na cidade” para receber o Pontífice argentino, “nem que seja no caminho do aeroporto para o Palácio de Belém”.

“Espero que não vá de helicóptero… também já ouvi falar de helicópteros para ele vir de Lisboa para Fátima, ao certo não sei nada”, acrescentou D. Manuel Clemente.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top