Bispo de Vila Real é o novo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé
Lisboa, 22 jun 2023 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), da Igreja Católica em Portugal, destacou a “a beleza de educar e ser educador”, na sua primeira mensagem, divulgada pelo início de trabalho dos novos membros.
“A minha primeira mensagem serve para sublinhar a beleza de educar e ser educador. Vivemos um tempo desafiante que requer de todos a consciência da emergência educativa”, disse D. António Augusto Azevedo, em declarações ao sítio online EDUCRIS, enviadas à Agência ECCLESIA.
O bispo de Vila Real, que iniciou funções como presidente da CEECDF esta quarta-feira, apelou à “ousadia e criatividade” num setor que é prioritário para a Igreja Católica, afirmando que o “hoje” exige “um novo olhar para a educação”.
Na mensagem aos educadores cristãos, D. António Augusto Azevedo pediu a todos “compromisso” com “este serviço e missão que é prioritário para a Igreja”.
“É um convite a que pais, professores, educadores das escolas católicas e não católicas, catequistas, todos, caminhemos juntos: Em primeiro lugar uns com os outros, em seguida a que reaprendamos a capacidade de escutar os mais novos, e sejamos mais ousados, criativos nas propostas para que saibamos melhor propor a alegria da fé e do seguimento de Jesus”, desenvolveu.
O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, da Conferência Episcopal Portuguesa, salientou que a Igreja Católica “sempre foi pioneira na educação” e teve, ao seu serviço, “grandes educadores”.
“É tempo de olharmos o futuro de frente e o presente com coragem para servirmos melhor”, conclui D. António Augusto Azevedo.
O sítio online Educris, da Comissão da Educação Cristã e Doutrina da Fé, informa que a nova Comissão assumiu funções para o triénio 2023/2026, esta quarta-feira, no âmbito da 207.ª Assembleia Plenária Extraordinária da CEP; a eleição do novo presidente foi em abril, na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa.
Para além de D. António Augusto Azevedo, fazem parte desta comissão, como vogais, D. António Manuel Moiteiro Ramos (bispo de Aveiro), que foi o presidente em dois mandatos; D. Manuel da Rocha Felício (bispo de Guarda); D. Delfim Jorge Esteves Gomes (bispo-auxiliar de Braga), e o professor Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), um órgão executivo da CEECDF, é o secretário.
CB/OC