Participantes de 120 países encontraram-se no parque Papa Francisco para o arranque da iniciativa

Lisboa, 25 jul 2025 (Ecclesia) – Mais de 7500 jovens, de 120 países, participam a partir de hoje no World Scout Moot 2025, evento mundial escutista, em Portugal, no qual a paz será um tema abordado.
“São atividades muito ligadas para a construção da paz, a cidadania ativa, a participação no mundo, a sustentabilidade”, que se inserem no âmbito escutista, enquanto “ferramenta pedagógica da educação dos jovens”, afirmou Inês Graça, diretora da iniciativa.
Ao todo serão 118 rotas distintas por todo o país, ilhas incluídas, com atividades ao ar livre, desportos de aventura, sessões educativas, projetos comunitários e de impacto social, atividades culturais, entre muitas outras.
“Iremos ter três dias de atividade em Portugal, só iremos terminar dia 3 de agosto, no Porto”, indicou.
Os jovens instalaram-se em tendas no espaço que acolheu a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 202, junto ao rio Tejo, que foi esta quinta-feira inaugurado pela Câmara de Lisboa como Parque Papa Francisco.
Em declarações aos jornalistas, a Inês Graça relata que “este foi um momento marcante e emocionante”, face situação que o mundo vive atualmente.
A jovem destaca a oportunidade de “dar esta luz e brilho aos jovens com o Papa Francisco”
“É um sinalzinho muito grande de esperança e de iluminação que temos”, referiu.
Esta é a 16ª edição do World Scout Moot, que tem como anfitriã a Federação Escutista de Portugal e cuja cerimónia de abertura se realizou esta manhã.
A 30 de julho todos os participantes rumam a Cortegaça, Ovar, onde se encontra o campo principal, para partilhar as experiências que viveram e construírem novas pontes e novos rumos, viverem atividades com todo o grupo, fazendo com que este evento seja verdadeiramente a celebração global do Escutismo.
LJ