Coimbra, 13 set 2017 (Ecclesia) ? A Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) elegeu a nova direção nacional numa reunião que teve como lema ?Palestras do amor fraterno?, em Coimbra.
A CNISP informa que os dez institutos seculares presentes na reunião elegeram como presidente Lúcia Correia, da Companhia Missionária, e a nova Direção Nacional ficou completa com as vogais Alice Cardoso, das Cooperadoras da Família, e Florinda Oliveira, da Sagrada Família.
A reunião sob o lema ?Palestras do amor fraterno? foi um tempo para a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal redescobrir ?a responsabilidade? de serem ?profetas como comunidade? e procurarem ?juntos, com humildade e com paciência?, uma palavra de sentido que pode ?ser dom para o país e para a Igreja?.
?Há 70 anos a Igreja aprovava uma nova vocação surgida no século XX. No hoje da história, os institutos seculares, expressão da consagração na secularidade, eram reconhecidos como meios especiais para impregnar de fé, a vida quotidiana?, desenvolvem.
Segundo a nota da Assembleia Geral realizada na Diocese de Coimbra, a 9 de setembro, a CNISP observa que a nível nacional são ?poucos e envelhecidos? mas não estão resignados.
?O mundo contemporâneo parece particularmente sensível ao testemunho de quem assumir com coragem o risco e a responsabilidade do discernimento epocal e do projeto de edificação de uma humanidade nova e mais justa?, concluem afirmando que essa é a sua vontade.
CB/OC