Portugal: Comunidades paroquiais e religiosas convidadas a rezar pelas vítimas de abusos e suas famílias

Jornada Nacional de Oração, a 20 de abril, vai reunir bispos portugueses em Fátima

Foto: Lusa

Fátima, 18 abr 2023 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) convidou as comunidades paroquiais e religiosas do país a associar-se, esta quinta-feira, à jornada nacional de oração pelas vítimas de abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja, que vai reunir os bispos em Fátima.

“Peço a todo o clero e fiéis que se unam à Eucaristia que os bispos celebrarão por esta intenção na Basílica da Santíssima Trindade, às 11 horas desse dia [20 de abril]”, indicou D. José Ornelas, na abertura da Assembleia Plenária, esta segunda-feira

A CEP enviou aos membros do clero e de institutos consagrados uma proposta de oração universal, para ser utilizada nas celebrações eucarísticas de quinta-feira, rezando, entre outras intenções, “pelas pessoas que foram vítimas de qualquer espécie de abusos, para que encontrem em Cristo ressuscitado a cura das suas feridas e a coragem para uma vida nova”.

A proposta evoca ainda os “familiares e amigos que acompanham as vítimas de abusos, para que sejam uma presença de conforto e de ambiente seguro, e ajudem na recuperação da dignidade humana”.

Os participantes nas celebrações são convidados a rezar para que estes sejam “tempos de purificação e de reparação” para a Igreja Católica.

Já a 7 de abril, Sexta-feira Santa, a Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade da CEP propôs todas as dioceses do país uma intenção especial de oração, pelas vítimas de abusos.

“Por todas as Pessoas vítimas de abusos, para que Deus nosso Senhor conceda a cura das suas feridas, coragem aos que as acompanham, conforto às famílias e torne cada vez mais a Igreja um ambiente seguro”, referia o texto da oração.

A intenção IXb, para acrescentar à Oração Universal da referida celebração, evocava as “pessoas vítimas de abusos de poder, de consciência e sexual”.

OC

Igreja/Abusos: Presidente da CEP fala em momento «doloroso», apontando a «decisões e ações concretas» (c/vídeo)

 

 

Partilhar:
Scroll to Top