Portugal: Comissão da Liberdade Religiosa instituiu prémio anual para investigação científica

Candidaturas abertas até 15 de outubro de 2017

Lisboa, 22 jun 2017 (Ecclesia) – A Comissão da Liberdade Religiosa (CLR) decidiu instituir um prémio anual a trabalhos de investigação científica na área da Liberdade Religiosa em Portugal, no valor de cinco mil euros.

A CLR informa que o ‘Prémio Liberdade Religiosa’ vai ser atribuído a trabalhos na área da aplicação da liberdade religiosa em Portugal, com realce para as vertentes teológica, filosófica, jurídica, sociológica.

Com o apoio do Ministério da Justiça, o prémio tem uma componente monetária, de cinco mil euros, e outra de divulgação, “assegurada pela publicação do trabalho vencedor”, numa editora à escolha da Comissão da Liberdade Religiosa.

A CLR informa que os trabalhos candidatos ao ‘Prémio Liberdade Religiosa’ devem ser enviados em formato pdf, por correio eletrónico, e em papel, até dia 15 de outubro de 2017.

No seu sítio na internet, a comissão tem disponível o regulamento do prémio ao qual podem candidatar-se cidadãos portugueses e estrangeiros, “em nome pessoal, maiores de 18 anos e que residam em Portugal” e o formulário da candidatura.

Os trabalhos apresentados são avaliados por um júri composto por três membros, dois dos quais designados pelo plenário da Comissão da Liberdade Religiosa e um pelo Ministério da Justiça.

A Comissão da Liberdade Religiosa que retomou o seu normal funcionamento, após um período de cinco anos sem presidente nomeado pelo Governo, a 5 de setembro 2016, vai promover também uma conferência sobre ‘Liberdade Religiosa e Vivência em Sociedade Plural’, dia 26 de setembro, na Faculdade de Direito, em Lisboa.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top