Campanha solidária convida a gesto pela paz para evocar mensagem de Jesus
Lisboa, 19 nov 2013 (Ecclesia) – O coordenador nacional da campanha de Natal da Cáritas afirmou hoje em Lisboa que esta iniciativa quer ser um “grande gesto” em favor da paz, com a participação dos portugueses, convidados a adquirir e acender simbolicamente uma vela.
“A proposta de acendimento de uma pequena vela, na janela de casa, no dia 24 de dezembro, também é uma denúncia da opulência de milhões de luzes que se acendem mas que, na verdade, não iluminam nem aquecem os corações”, disse Carlos Grade, na apresentação da operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, que este ano se repete pela 11ª vez.
A Cáritas propõe a “crentes e não crentes” a compra de velas pelo “preço simbólico” de um euro, sendo possível adquirir um ‘pack’ de quatro velas por quatro euros, que inclui no interior um presépio para pintar.
O valor final recolhido nesta campanha será aplicado em duas causas distintas: 65% reverterão a favor das famílias e pessoas em “situação de carência socioeconómica”, que serão ajudadas através das Cáritas Diocesanas e paróquias portuguesas; os outros 35% reverterão para o apoio às populações atingidas pela guerra da Síria.
A organização católica assume o objetivo vender, na operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ deste ano um número superior às 500 mil velas de 2011 e às 450 mil de 2012.
“Seria muito bonito chegar ao número de um milhão, porque precisamos do dobro, para dar”, explica Carlos Grade.
O responsável destaca que este é um meio para “angariar recursos” destinados a ajudar os mais pobres, sendo, ao mesmo tempo, um apelo para colocar Jesus “no centro das celebrações de Natal”.
“Queremos muito que a vela seja um sinal da luz de Cristo”, acrescenta.
As velas podem ser adquiridas nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias que aderiram, assim como noutros locais, nomeadamente algumas empresas e uma cadeia de supermercados.
“As necessidades são muitas e nós precisamos de ter receitas, de alguma forma”, destaca o coordenador.
A campanha conta ainda com a colaboração da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, que se associa ao projeto natalício com o seu novo livro ‘Esperar Jesus com Maria – Caminho do Advento’, ilustrado por Isabel Monteiro, que vai ser lançado esta sexta-feira.
Segundo Carlos Grade, o objetivo é levar a operação ‘10 Milhões de Estrelas’ às escolas, nas quais se vão ainda procurar “embaixadores da paz”, à imagem do que acontece a nível nacional.
Ao longo das últimas 10 edições, a campanha de Natal permitiu angariar cerca de três milhões de euros.
OC