Organização católica debate estratégia para o triénio 2014-2016
Lisboa, 16 nov 2013 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa vai reunir entre hoje e amanhã o seu Conselho Geral, em Fátima, para aprovar a sua estratégia para o triénio 2014-2016, anunciou hoje a organização católica em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A abertura dos trabalhos, às 10h00 de sábado, vai contar com intervenções da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana e do presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.
Nesta reunião estarão presentes os responsáveis das Cáritas Diocesanas de todo o país.
A Cáritas publicou esta sexta-feira uma nota sobre a situação do país em que critica a “perigosa cegueira” dos governantes e responsáveis públicos face aos efeitos da austeridade e às consequências da crise económica.
“Não basta termos soluções técnicas com efeitos a prazo. Impõe-se que haja sensibilidade e sentido de justiça para minorar drasticamente os sacrifícios de quantos são afetados pelas medidas geradas pela crise”, refere o documento.
A Cáritas Portuguesa apresentou a sua posição num momento em que o país debate o próximo Orçamento e o guião da ‘Reforma do Estado’, manifestando-se contra o “agravamento das desigualdades e das injustiças”.
A organização convida os católicos e a sociedade em geral a contrariar “quaisquer manifestações” de desigualdade e de exclusão.
O momento de crise exige, segundo os responsáveis da Cáritas, a adoção de medidas visando “o combate à pobreza, a promoção do investimento e do emprego e a salvaguarda da dignidade humana para todos”.
O dia final do Conselho Geral inclui uma celebração, na Basílica da Santíssima Trindade (11h00), na qual será feita a entrega da ‘Luz da Paz’, no âmbito da operação natalícia de solidariedade ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, que se repete em Portugal desde 2003.
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, anunciou em setembro que 35% dos fundos conseguidos através da iniciativa serão encaminhados para o apoio às populações da Síria; os restantes 65% serão aplicados pela Cáritas em projetos de apoio às famílias portuguesas em situação de carência.
A apresentação pública da operação ’10 milhões de estrelas – Um gesto pela paz 2013′ vai decorrer no próximo dia 19, a partir das 10h30, no auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.
OC
Notícia atualizada às 11h36