Lisboa, 21 abr 2016 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa assinou um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras no âmbito do projeto de empregabilidade ‘InSpira: Rede de Competências Cáritas’, cujo objetivo é aproximar desempregados, com mais de 45 anos, e empregadores.
"Também poderiam as Câmaras Municipais, pelo posicionamento local de que beneficiam e das relações institucionais frequentemente desenvolvidas com o tecido empresarial de pequena, média e grande dimensão, motivá-las a aderir também a este combate que, a não ser vencido, a curto e médio prazo terá implicações mais dramáticas do que aquelas que já vêm sucedendo na vida de milhões de concidadãos", referiu o presidente da Cáritas Portuguesa.
Eugénio Fonseca espera que outros municípios se envolvam neste projeto, porque são “agentes privilegiados de desenvolvimento local” e têm condições especiais para cooperar com a Cáritas Portuguesa, envolvendo-se contra “um dos maiores flagelos” nacionais que é “o desemprego de longa duração”.
A instituição católica explica que a Câmara Municipal de Oeiras se compromete, enquanto parceiro, na articulação com as empresas da autarquia e no registo de ofertas de trabalho na rede ‘InSpira’.
O município, que foi representado pelo seu presidente, Paulo Vistas, vai fazer também a análise das candidaturas registadas na plataforma e o encaminhamento de pessoas com o perfil requerido para inscrição nessa rede.
O ‘InSpira: Rede de Competências Cáritas’ é um projeto de empregabilidade que pretende aproximar desempregados com mais de 45 anos que procuram trabalho com os empregadores que procuram as suas “competências, saberes e experiência”, contextualiza a Cáritas no seu sítio na internet.
CB