Lisboa, 15 jan 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa informou hoje que angariou 1392 euros em donativos para as vítimas do tsunami que atingiu as ilhas de Java e de Sumatra, na Indonésia, através de uma conta solidária.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a organização católica “agradece a todos” os que participaram na campanha de solidariedade e informa que a verba vai ser enviada para a Cáritas da Indonésia.
A conta solidária reuniu um total de 1392,14€, entre 22 de dezembro de 2018 e o dia 7 de janeiro.
A instituição destaca que “vai prestar contas da aplicação” desta verba logo que lhe seja possível obter “informação junto da Cáritas da Indonésia”.
O tsunami que atingiu as ilhas indonésias de Java e de Sumatra faz um número “ainda não inteiramente calculado de danos materiais” para além das vítimas mortais e centenas de feridos e desaparecidos.
A Cáritas Portuguesa disponibilizou, das suas próprias verbas, 15 mil euros para apoio de emergência através da ‘Caritas Internationalis’, que está a colaborar diretamente com sua congénere na Indonésia.
Segundo o comunicado, após o tsunami também foram fornecidos kits de alimentos já cozinhados, roupa e assistência médica de emergência.
Na Província de Banten, a “área mais afetada”, a fase de resposta de emergência encerrou no dia 9 deste mês.
CB/OC