Presença do secretário de Estado do Vaticano em Fátima será importante para projetar maio de 2017
Lisboa, 21 set 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa disse esperar que o secretário de Estado do Vaticano traga novidades sobre a visita do Papa Francisco a Portugal em 2017, durante a peregrinação aniversária internacional de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima.
Na conferência de imprensa de apresentação das comemorações dos 300 anos da qualificação Patriarcal da Diocese de Lisboa, esta terça-feira, D. Manuel Clemente adiantou que “nesta altura” os bispos portugueses não têm mais informações sobre a visita do Papa Francisco em 2017 para além das que os jornalistas já “sabem”.
“Como vem cá o cardeal secretário de Estado, cardeal Parolim, estamos à espera de alguma indicação mais precisa”, disse, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.
Neste contexto, D. Manuel Clemente destacou que o secretário de Estado da Santa Sé “é a segunda figura do Vaticano” observando que a visita do Papa Francisco a Portugal em 2017 precisa “de se preparar, não é de um momento para o outro”.
O cardeal Pietro Parolin já manifestou publicamente o desejo de ver o Papa Francisco nas celebrações do Centenário das Aparições em Fátima, em maio do próximo ano.
“Também nas aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos em Fátima, cujo centenário será celebrado em 2017 – no qual esperamos vivamente poder contar com a presença do Papa Francisco – há este vínculo estreito entre Maria, o Papa e o sofrimento”, disse na Missa a que presidiu na Basílica de São Pedro, dia 15 de setembro, no início do Jubileu dos núncios apostólicos.
O secretário de Estado do Vaticano será o presidente da peregrinação internacional do próximo 13 de outubro, na Cova da Iria.
PR/CB