Portugal: Cardeal-patriarca apela a lucidez e prudência na tomada de decisões

D. José Policarpo destaca importância da Universidade Católica para «renovação cultural»

Porto, 02 fev 2013 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa e magno chanceler da Universidade Católica Portuguesa (UCP) afirmou esta sexta-feira que é necessária “lucidez” para a tomada de decisões na conjuntura que Portugal atravessa.

“Neste momento difícil e exigente da sociedade, que também atinge as universidades e de um modo particular uma universidade como a nossa, é preciso lucidez de análise, coragem e prudência nas decisões, a ousadia de saber imaginar o futuro”, declarou D. José Policarpo, na sessão solene do Dia Nacional da UCP, que decorreu nas instalações da Foz do Centro Regional do Porto.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa considerou que sem renovação cultural na sociedade, esta não conseguirá avançar.

“Uma nova etapa de civilização e de organização da sociedade precisa de profundidade cultural. Não tenho dúvidas nenhumas a esse respeito. Ou somos capazes de uma profundidade cultural, eu diria de uma renovação cultural, ou não iremos longe”, advertiu o patriarca, citado pela Renascença.

Nessa missão, salientou, “as universidades, pela clareza do seu saber, têm um papel absolutamente importante e a Universidade Católica, em nome da Igreja, tem um papel importante nessa transformação cultural”.

A UCP, “que se caracteriza por uma visão cristã do homem, dando um contributo específico ao conjunto dos conhecimentos”, foi fundada em 1967, tendo obtido reconhecimento oficial quatro anos depois, lê-se na página da instituição.

Nos seus 46 anos a Universidade Católica Portuguesa, atualmente instalada em Lisboa (sede), Porto, Braga e Viseu, concedeu graus a mais de 20 mil alunos.

O Dia Nacional da UCP vai estar em destaque este domingo no Programa ‘70×7’ (RTP2, 11h30), em antena desde 1979, com uma entrevista à reitora da instituição, Maria da Glória Garcia.

RR/RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top