Portugal: Bispos apelam ao voto nas presidenciais como «expressão concreta» de serviço ao bem comum

Conselho Permanente da CEP anunciou que o cardeal Tolentino Mendonça vai orientar o retiro do episcopado e saudou o novo núncio, D. Andrés Carrascosa Coso

Foto: Lusa

Fátima, 13 jan 2026 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou hoje à participação “responsável” de todos os cidadãos nas eleições presidenciais, que se realizam no próximo próximo domingo.

“Ainda em ambiente de campanha eleitoral e a propósito da eleição para o Presidente da República que se realiza no próximo dia 18 de janeiro, o Conselho Permanente apela à participação consciente, informada e responsável de todos os cidadãos na vida democrática do país”, refere o organismo, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, após a reunião do Conselho Permanente, em Fátima.

Os bispos católicos sublinham que “exercer o direito de voto é uma expressão concreta do serviço ao bem comum, de corresponsabilidade na construção da sociedade e um sinal de respeito pela democracia”.

A nota do organismo episcopal destaca a importância da ida às urnas, “mesmo quando existem discordâncias em relação às opções apresentadas” pelos candidatos a Belém.

A reunião mensal do órgão executivo da CEP ficou ainda marcada pelo anúncio de que o cardeal D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé), aceitou o convite para orientar o próximo retiro do episcopado português.

Os exercícios espirituais dos bispos vão decorrer de 23 a 27 de fevereiro de 2026.

O Conselho Permanente da CEP reiterou o seu “regozijo” pela nomeação do novo núncio apostólico em Portugal, D. Andrés Carrascosa, manifestando total disponibilidade para colaborar “em espírito sinodal” com o representante do Papa Leão XIV.

No comunicado final, os bispos avaliaram “muito positivamente” a realização do II Encontro Sinodal Nacional, que decorreu no último sábado em Fátima, considerando que as conclusões representam um “significativo passo comum” para as dioceses e organismos eclesiais.

A nota convida ainda à participação no encontro agendado para 3 de fevereiro, em Coimbra, no Convento de São Francisco, para assinalar o sétimo aniversário da assinatura do ‘Documento sobre a Fraternidade Humana’, texto assinado por Francisco, em Abu Dhabi.

OC

Portugal: Presidente da Conferência Episcopal apela ao voto nas eleições presidenciais

Igreja/Abusos: Conferência Episcopal Portuguesa recebeu 95 pedidos de compensação financeira até final de 2025

 

Partilhar:
Scroll to Top