Portugal: Bispo do Porto vinca importância da solidariedade na identidade do país

Lisboa, 11 jun 2012 (Ecclesia) – O bispo do Porto vincou no domingo, Dia de Portugal, que a identidade de um país reside no apoio prestado aos mais carenciados e sublinhou que a história dos portugueses está marcada por problemas económicos difíceis.

A crise “ataca mais diretamente” algumas pessoas mas é um problema que diz respeito a todos “porque a solidariedade é que faz uma nação”, afirmou D. Manuel Clemente na Ponta do Sol, Ilha da Madeira, de acordo com declarações recolhidas pela Agência Lusa.

O também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa referiu que já ocorreram outras celebrações do Dia de Portugal que não foram “muito alegres”, dado que a sociedade tem “atravessado crises complicadas”.

“Esperemos e façamos para que o de 2013 seja melhor”, disse o prelado, acrescentando que o desemprego “é um problema global da sociedade, é dos governos, das instituições europeias, é das universidades”.

D. Manuel Clemente, formado em História e Teologia, está na Madeira até terça-feira para proferir três conferências sobre os 500 anos da criação da Diocese do Funchal, que se assinalam em 2014.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top