D. Manuel Linda participou num encontro de Quaresma com os militares e suas famílias dedicado aos mais doentes e frágeis
Lisboa, 26 fev 2018 (Ecclesia) – A Diocese das Forças Armadas e de Segurança promoveu este domingo um encontro de Pastoral Familiar no Aeródromo Militar de Lisboa, de Figo Maduro, com um olhar especial para os mais doentes e frágeis.
De acordo com um comunicado do Ordinariato Castrense, enviado hoje à Agência ECCLESIA, o bispo das Forças Armadas e de Segurança destacou durante esta iniciativa a urgência de defender “o respeito pela vida humana, em qualquer fase da sua existência e para além de qualquer critério utilitarista”.
“A Igreja não seria fiel ao seu Fundador se menosprezasse a vida, se a não defendesse e promovesse, convictamente, desde a conceção até à morte natural”, frisou D. Manuel Linda.
Com o tema “Doentes na família, um tesouro precioso”, este encontro de Pastoral Familiar decorreu no âmbito do tempo da Quaresma e privilegiou o testemunho à volta da forma como a família lida “com a doença e/ou a velhice”.
O evento contou com a orientação do casal Inês e Gonçalo da Silva, distinguido com o prémio “Família Numerosa Europeia do Ano” em 2017.
Um jovem casal com quatro filhos, um dos quais “portador de uma doença genética rara incapacitante”.
“Percebemos que ninguém o queria. Mesmo nós, se não tivéssemos cuidado, corríamos esse perigo”, apontaram.
Como mensagem Gonçalo e Inês realçaram que “nem a doença nem a saúde definem a pessoa, cada vida é “preciosa” independentemente de “ser ou não portadora de saúde. E ponto final”.
A iniciativa no Aeródromo Militar de Lisboa, de Figo Maduro, terminou com um almoço convívio entre todos os militares e respetivas famílias.
JCP