Portugal assinala Semana do Consagrado

Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios apela à descoberta da «beleza de Deus»

Aveiro, 31 Jan (Ecclesia) – A dedicação exclusiva a Deus “não se esconde nos claustros da vida contemplativa nem se reduz aos territórios habitados pelas comunidades religiosas”, defende o responsável pelas vocações da Igreja Católica em Portugal.

Na mensagem para a Semana do Consagrado, que decorre entre 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro, D. António Francisco dos Santos salienta que a Igreja precisa de “aprender” a criar “um ambiente onde as pessoas possam encontrar a beleza de Deus e sintam a alegria de viver”.

Um dos objectivos desta iniciativa, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, é proporcionar às comunidades católicas uma “interpelação” que as leve a descobrir a “essência” da vida consagrada, ao mesmo tempo que desperta “a coragem da resposta por parte de quem hoje sente o apelo a seguir Cristo”, escreve o prelado, que é também bispo de Aveiro.

O documento salienta que “a nova evangelização implica necessariamente que os mais jovens possam ver espelhada na alegria da vida e no dinamismo da missão dos consagrados (as)” o fascínio de uma existência totalmente dedicada a Deus.

Esta Semana, subordinada ao tema «Vida Consagrada na Missão da Igreja», visa proporcionar uma “aproximação cada vez mais necessária” às “experiências” de consagração religiosa, refere D. António Francisco dos Santos.

“Importa, por isso, que os serviços diocesanos de pastoral vocacional, as paróquias e os movimentos apostólicos façam sua esta Semana, para que a tornem tempo de anúncio, de descoberta e de proposta vocacional”, realça o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Neste sentido, acrescenta o prelado, as comunidades cristãs são chamadas “a perceber o sentido encontrado por aqueles que seguem Cristo e a conhecer a fecundidade e o alcance da missão por eles realizada”.

A mensagem, intitulada ‘Seguir Cristo’, pede às entidades católicas que façam “a maior divulgação possível” dos textos preparados para esta ocasião pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

O Dia do Consagrado, inserido na Semana com o mesmo nome, celebra-se a 2 de Fevereiro, data em que a Igreja Católica assinala a festa da Apresentação do Senhor, durante a qual se evoca o momento em que Cristo, 40 dias após o seu nascimento, foi oferecido a Deus pelos pais, num rito previsto nos preceitos religiosos judaicos.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top