Alexandre Mestre entrevistado no programa «70×7» deste domingo
Lisboa, 20 jun 2014 (Ecclesia) – O antigo secretário de Estado do Desporto, Alexandre Mestre, falou à Agência ECCLESIA no âmbito do Mundial de Futebol que está a decorrer no Brasil e destacou o potencial formativo e ético do fenómeno desportivo.
Em entrevista ao programa 70×7, que poderá ser acompanhada este domingo na RTP2, o advogado sublinha que “o desporto molda, forma o caráter das pessoas” e é também decisivo para fomentar nas pessoas “uma personalidade que pense no coletivo e não no individual”.
“Daí a aposta ter que começar desde logo nas crianças, nos jovens, ou se adquire nesse momento o estilo de vida saudável e também alguma estruturação mental, de formação de caráter, ou então muito dificilmente mais tarde se pode reverter essa situação”, sublinha Alexandre Mestre.
O especialista em Direito do Desporto recorda a este propósito a mensagem que o Papa Francisco dedicou a todos os participantes no Mundial de Futebol de 2014.
Que a competição seja jogada “num espírito de verdadeira fraternidade”, pediu o Papa argentino.
Alexandre Mestre lembra o contributo que o desporto pode dar no “combate ao racismo, à xenofobia” e às “várias formas de discriminação social”.
Releva também a participação “fantástica” que a prática desportiva pode ter na inclusão das pessoas, num era tão marcada pela globalização, ou na reinserção daqueles que pelos mais variados motivos, se encontram à margem da sociedade.
“Não é à toa que no meio prisional, até por força da lei, é utilizado o desporto como forma de convivência e de preparação para a reinserção dos reclusos”, sustenta.
O programa 70×7, com Alexandre Mestre, vai passar este domingo às 11h22 na RTP2, numa emissão intitulada “Desporto – Ir para além da competição”
HM/JCP