Alto Comissariado promove formações sobre o papel das religiões no diálogo intercultural
Lisboa, 11 Mar (Ecclesia) – O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) apresentou nesta quinta-feira os materiais que criou para promover formação sobre diálogo inter-religioso, em Portugal.
Esta «Bolsa de Formadores» pretende, segundo esta instituição, “propor às entidades interessadas uma reflexão sobre o papel das religiões no diálogo intercultural, enquanto caminho para a construção da paz e para um melhor entendimento entre todas pessoas”.
A iniciativa tem por objectivo “situar a importância das religiões e das convicções numa sociedade e num mundo plurais” e “perspectivar o diálogo inter-religioso enquanto contributo para a construção da paz e para um melhor entendimento entre pessoas e povos”.
A «Bolsa de Formadores» quer permitir, “de forma gratuita, disponibilizar às diferentes entidades empenhadas no acolhimento e integração dos imigrantes em Portugal, um conjunto de recursos – acções de informação / sensibilização e materiais de apoio – que visam promover atitudes mais adaptadas a um contexto de diversidade”.
O módulo sobre o diálogo inter-religioso dirige-se sobretudo a “instituições directa ou indirectamente implicadas no processo de acolhimento e integração dos imigrantes: associações, ONGD’s, instituições de solidariedade social, autarquias, hospitais, tribunais, escolas, organismos públicos e privados”.
Em declarações à Renascença, a Alta Comissária Rosário Farmhouse explicou que esta é uma área prioritária para o ACIDI, apesar de Portugal já ser um bom exemplo de convivência entre religiões.
“A realidade do nosso país tem vindo a modificar-se e apesar de sermos um exemplo de sã convivência entre as religiões, temos que nos preparar para saber como lidar e dialogar com pessoas de credos diferentes, ateus ou agnósticos”, explica.
O ACIDI vai ainda publicar um desdobrável sobre diálogo inter-religioso e a «carta da compaixão», documento elaborado por personalidades religiosas de praticamente todo o mundo.
RR/OC