Portugal: Abertas candidaturas ao Troféu Português do Voluntariado

Confederação Portuguesa do Voluntariado recebe propostas até 25 de setembro

Lisboa, 12 ago 2015 (Ecclesia) – A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) informa que recebe candidaturas ao Troféu Português do Voluntariado até 25 de setembro e o objetivo anual é “homenagear o trabalho” de quem se dedica aos outros e incentiva esta a prática.

“Podem candidatar-se voluntários e respetivos projetos de voluntariado apresentados por organizações de voluntariado ou promotoras de voluntariado, legalmente constituídas e sediadas em território nacional. Cada organização pode apresentar mais de uma candidatura”, revela um comunicado do presidente da  direção da CPV, Eugénio Fonseca.

As candidaturas deverão ser apresentadas no período compreendido entre 12 de agosto e 25 de setembro de 2015 e efetuadas pelo e-mail, através do envio do formulário disponível no site da Confederação Portuguesa do Voluntariado em www.convoluntariado.pt.

Para se candidatarem à 7.ª edição deste troféu, os projetos de voluntariado devem ser enquadrados em 14 âmbitos, como: Ação Cívica e Comunitária; Ciência e Cultura; Defesa do Consumidor; Proteção Animal; Direitos Humanos; Integração Social.

A nota enviada hoje à Agência ECCLESIA revela que o troféu tem quatro objetivos: “Promover o voluntariado como exercício de cidadania ativa e envolvimento de todos para o bem comum; promover a defesa do ambiente e dos animais.”

Esta iniciativa da CPV pretende também “valorizar” o voluntariado que contribua para a “melhoria das condições de vida” de pessoas e comunidades, “particularmente as que estão em situação ou risco de exclusão”, e ainda divulgar “boas práticas” de voluntariado para “incentivar a sua replicação” e/ou a realização de novos projetos.

São avaliados sete critérios, como a originalidade e inovação, “visando dar resposta às necessidades locais objetivamente identificadas pela organização proponente”, “Articulação com o meio sociocultural envolvente” e privilegiam projetos que “não se sobreponham a outros similares” bem como a “coerência” entre os objetivos e as necessidades identificadas.

Nas Comemoração do Dia Internacional dos Voluntários, a 05 dezembro, é realizada a entrega do troféu depois das candidaturas serem analisadas por um Júri nomeado pela CPV

O prémio consta de um troféu, uma peça de cristal, acompanhado de um certificado emitido no nome do vencedor e a organização que o propõe também recebe um certificado, “mencionando o nome do projeto associado ao vencedor”.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top