Portugal: «A Igreja acompanha os militares em qualquer circunstância»

Garante D. Manuel Linda, bispo das Forças Armadas, no Dia do Exército, em Beja

Beja, 26 out 2014 (Ecclesia) – D. Manuel Linda, bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, presidiu hoje em Beja à missa no Dia do Exército, afirmando que “a Igreja acompanha os militares em qualquer circunstância”.

“ É verdade que, em tempos de paz, este serviço é mais fácil e simpático. Mas também é certo que, mesmo em situações de guerra, os que prestam assistência espiritual sabem compartilhar os mesmos riscos”, garantiu D. Manuel Linda na homilia da missa.

Para o bispo responsável pelo Ordinariato Castrense, a Igreja acompanha o povo “esteja ele onde estiver”, e permanece “até ao fim”, mesmo que “os serviços, as estruturas e os equipamentos públicos se retirem”.

D. Manuel Linda valorizou o “acompanhamento espiritual aos militares” em curso em Portugal, tendo criado a “estrutura máxima da sua forma de organização”, o “Ordinariato Castrense”, uma “verdadeira Diocese pessoal, em tudo igual às outras, com a mesma dignidade e exigências das territoriais”

“Assim acontece em todos os países que pertencem à NATO, onde o catolicismo é significativo, e assim acontece também em muitos outro países do mundo, mesmo naqueles cujo regime não prima pela simpatia para com a Igreja”, lembrou o bispo da Diocese das Forças Armadas.

Para D. Manuel Linda, a disponibilidade sacerdotes para trabalhar no Ordinariato Castrense é outro sinal da valorização da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança por parte da Igreja Católica em Portugal.

“Não obstante a enorme carência de Padres com que os bispos, hoje, lutam em todas as Dioceses do país, tenho encontrado, da parte dos meus colegas, uma enorme abertura para esta causa”, afirmou.

Na missa do Dia do Exército, que este ano se assinala em Beja, D. Manuel Linda assegurou que “o povo deste Portugal profundo, aprecia, acarinha e sente orgulho nas suas Forças Armadas, aqui representadas no Exército, e este aproxima-se do povo que serve”.

“O Exército está com o povo, o povo está com o Exército e a Igreja está com um e com outro”, declarou D. Manuel Linda na igreja de Santa Maria, em Beja

O Dia do Exército comemora-se a 24 de outubro, data em que se celebra a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, patrono do Exército Português, assinalando-se este ano entre os dias 23 e 26, em Beja.

PR

Partilhar:
Scroll to Top