Portugal/2015: Visita «ad Limina» marcou ano da Igreja Católica

Jornalista Henrique Matos passa em revista acontecimentos eclesiais dos últimos 12 meses

Lisboa, 29 dez 2015 (Ecclesia) – O jornalista Henrique Matos, da Agência ECCLESIA, considera que o ano de 2015 da Igreja Católica em Portugal ficou marcado pela visita ‘Ad Limina’ dos bispos portugueses ao Papa e aos organismos da Santa Sé, em setembro.

“De sublinhar a palavra ‘debandada’ que o Papa referiu, comentando a situação da juventude que tantas vezes após o percurso inicial da sua formação cristã não tem continuidade no seio da Igreja e é um desafio pastoral”, salienta.

Henrique Matos destacou seis acontecimentos de um ano que começou “sob os auspícios da vitória”, na Clericus Cup, uma competição europeia de padres católicos.

“Esta competição, para além da inerência desportiva, é testemunho para a sociedade de que os padres também apostam no desporto e é lição de fair-play, de transmissão de mensagem cristã”, explicou Henrique Matos sobre o campeonato europeu de futsal de padres que Portugal venceu na Áustria.

O Ano da Vida Consagrada, uma iniciativa mundial convocada pelo Papa Francisco, também teve ecos nacionais e “foi muito importante”.

“É bom ter presente que grande parte da visibilidade de Igreja, grande parte do testemunho de Evangelho chega às pessoas pela presença das irmãs, dos missionários, de religiosos, de consagrados”, comenta o jornalista, especialista na temática religiosa.

A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às dioceses portuguesas é motivo de destaque: até maio de 2016 esta imagem vai percorrer Portugal continental e ilhas, numa iniciativa do Santuário de Fátima e da Conferência Episcopal Portuguesa.

“A imagem tem cativado muitas pessoas, despertado as comunidades e atraiu multidões nas diversas iniciativas que têm acontecido”, analisa.

Para Henrique Matos, merece também evidência os 40 anos do Centro de Reflexão Cristã, um “espaço de debate de ideias, de pensamento, de análise crítica independente” por cristãos que “sempre tiveram e querem ter” uma perspetiva mais aprofundada da realidade que habitam.

“Querem ser atores e construtores de Igreja”, observa.

Segundo o jornalista da Agência ECCLESIA, a iniciativa ‘Escutar a cidade’, de movimentos, comunidades e organizações do Patriarcado de Lisboa no contexto da preparação para o Sínodo Diocesano, é motivo de realce em 2015.

“Estes [leigos] chamaram diversas figuras, personalidades da nossa vida pública [crentes e não crentes] a pronunciar-se sobre a Igreja, a forma como está presente na sociedade e a leitura que fazem”, contextualiza Henrique Matos.

A revista do ano de 2015 na Igreja Católica em Portugal é transmitida hoje no programa ECCLESIA da Antena 1, da rádio pública, às 22h45.

SN/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top