Porto, 01 ago 2013 (Ecclesia) – O Departamento de Bens Culturais Diocese do Porto vai promover entre agosto a outubro um projeto que pretende dar a conhecer a “herança de Cluny” através dos monumentos que existem no norte de Portugal.
A nova edição de “Viagens com alma”, com o título “Cluny e influências: o conde, os lugares e o novo país”, propõe diferentes temas e destinos para descobrir esta marca na cultura portuguesa.
O programa divide-se por: ‘Cluny e os caminhos de S. Bento’, em Santo Tirso, Bustelo, Paço de Sousa e Cete, a 31 de agosto; ‘Cluny e os caminhos de S. Tiago’, em Malta, Vairão, Azurara, Castro de S. Paio, no dia 14 de setembro; ‘Cluny: a unidade católica e a vitalidade espiritual’, a 21 de setembro, em S. Miguel do Couto, Burgães, Negrelos, Roriz, S. Martinho do Campo e ‘Cluny e o nascimento de Portugal’ na Azurara, Vairão, Santo Tirso, Monte Mozinho, Paço de Sousa e Bustelo, em duas datas, a 7 e 8 de setembro e 5 e 6 de outubro.
A partir de 910, a comunidade instalada em Cluny, no leste da França, a 88 quilómetros a norte de Lyon, começou a ganhar relevância com a aproximação do ano 1000 e “os medos que acendeu na população medieval” e tornam-se o “renovamento monástico durante dois séculos”, explica o departamento.
As viagens deste projeto começam às 08h30, o regresso está previsto para as 18h00 e as inscrições são efetuadas até dez dias antes da visita.
SNPC/CB