Porto: Verão também é tempo de evangelizar

“Dias maiores para uma caridade mais plena”. É este o desafio lançado pelo Bispo da Diocese do Porto, D. Manuel Clemente, para a Missão 2010 nos meses de Julho e Agosto.

A iniciativa, que foi lançada na Cidade Invicta, segue o lema da Nova Evangelização e pretende congregar todos os fiéis na vivência da fé em comunidade.

Por isso, e porque “o Evangelho é para todas as estações do ano”, D. Manuel Clemente pediu mais espírito de missão, “num tempo sem actividades de referência, porque a comunidade está mais dispersa, em que tudo fica entregue à espontaneidade das pessoas, das famílias, das comunidades que recebem emigrantes ou que têm as suas festas de Verão”.

O Bispo do Porto desejou ainda que estes dois meses sejam “tempo de realização plena, no corpo e no espírito, no descanso ou no trabalho, um tempo de ver mais longe, mais fundo, a partir de Jesus e do Evangelho”.

Na Missão 2010, cada mês do ano tem uma palavra-chave que define a dinâmica principal a viver naquele tempo específico. “Verão”, como não podia deixar de ser, é a palavra que define os meses de Julho e Agosto, que têm “dias maiores”, mas muitas vezes deixam pouco espaço para a palavra de Deus.

A respeito deste período, o Pe. Américo Aguiar, Vigário Geral da Diocese do Porto, referia num texto escrito para a Agência ECCLESIA que “no contexto de um tempo diferente, para muitos, de férias de Verão, as nossas comunidades, do litoral ao interior, da praia ao campo, são visitadas pelos que retornam ou pelos que as visitam pela primeira vez”.

“Veremos e verão que dinâmicas acolherão uns e outros na multiplicidade das ofertas e das singularidades de cada localidade”, acrescentou.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top