Diretor da instituição sublinha «discernimento» das comunidades «que, na atual conjuntura, continuam a apostar na educação dos seus membros»
Lisboa, 17 out 2011 (Ecclesia) – O Centro de Cultura Católica do Porto (CCCP) iniciou este sábado o seu novo ano letivo, inspirado pelo lema “A Urgência da Formação Cristã”, retirado da avaliação da Missão diocesana.
De acordo com um comunicado da instituição, enviado hoje à Agência ECCLESIA, a sessão solene de início dos trabalhos foi presidida pelo bispo do Porto e contou com a participação de diversos professores e alunos.
D. Manuel Clemente “referiu-se à formação como uma necessidade muito sentida nas comunidades cristãs” e colocou a comunidade educativa “em sintonia com o projeto da Conferência Episcopal Portuguesa que apela a repensar, retomar e recriar a formação”.
Uma ideia reforçada pelo diretor do CCCP, que destacou o “discernimento” das comunidades cristãs “que, na atual conjuntura, continuam a apostar na educação dos seus membros”.
O padre Adélio Abreu “agradeceu ainda a colaboração dos secretariados diocesanos, a dedicação dos professores e a confiança que várias comunidades da diocese depositam no Centro”.
O CCCP foi criado em 1964 por D. Florentino de Andrade e Silva, com o objetivo de se constituir como “um centro de irradiação de cultura católica, principalmente para o laicado”.
Conta este ano com cerca de 30 professores e 170 alunos, distribuídos pelos seguintes cursos: Básico de Teologia (68 alunos), Complementar de Formação de Catequistas (4), Música Litúrgica – Preparatório, Geral e Salmistas – (68), Acólitos (16) e Leitores (14).
CCCP/JCP