Porto: Universidade Católica promove pós-graduação «inédita» em Música Sacra

Porto, 15 jul 2015 (Ecclesia) – A Escola das Artes e a Faculdade de Teologia, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, vai promover uma pós-graduação em Música Sacra para “desenvolver, qualificar e promover” a música da Igreja, a partir de setembro.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Universidade Católica Portuguesa explica que a formação é promovida “sob o mote do contínuo aprofundamento do diálogo entre a fé, cultura, arte e ensino”.

A pós-graduação “inédita” em Música Sacra pretende contribuir para uma “melhoria da qualidade do serviço musical”, especialmente no órgão, na direção e no canto, por isso dirige-se a instrumentistas, cantores, diretores de coro, teólogos e sacerdotes.

Pretende-se também que os alunos fiquem a “conhecer e entender” os repertórios do passado e do presente; entendam a liturgia “conhecendo os ritos e as suas expressões musicais” e sejam capazes de “convocar os novos meios da sociedade da informação”.

Na primeira formação, “nesta área, na Península Ibérica”, com duração de dois semestres, os alunos vão ter também oportunidade de participar em vários seminários e a organização destaca as sessões dedicadas ao Canto Gregoriano, à composição e às novas propostas de Música Sacra.

O curso vai ser coordenado pelo maestro Pedro Monteiro, docente da Escola das Artes, com início marcado para 25 de setembro, no campus da Foz da Católica Porto.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top