Lisboa, 28 ago 2023 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Polo do Porto, lançou uma Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, em regime online, com o objetivo de “formar profissionais capazes de proteger e promover os direitos humanos a nível nacional e internacional”.
“Com a crescente complexidade relacionada com as questões sobre os direitos humanos que enfrentamos atualmente, a necessidade de uma educação interdisciplinar tornou-se mais evidente do que nunca”, assinala a professora Mariana Barbosa, da Faculdade de Educação e Psicologia, uma das coordenadoras da pós-graduação.
A UCP-Porto, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, explica que esta pós-graduação é uma “formação pioneira em Portugal” no âmbito da teoria e da prática dos Direitos Humanos, que, por ser em regime online, agrega participantes de diferentes países de língua portuguesa, vai ser lecionada por académicos, e por profissionais de diferentes Organizações Não Governamentais (ONGs).
Os participantes vão ter contacto com profissionais do terreno, aquisição de conteúdos que lhes permitirão o domínio de princípios e ferramentas de conceção e gestão de projetos, e também apoio tutorial para que possam desenhar e desenvolver os seus projetos.
Catarina Santos Botelho, docente da Faculdade de Direito e também coordenadora da Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, sublinha que vão abordar essa necessidade de integrar conceitos jurídicos, éticos, sociológicos, psicológicos, políticos e culturais no estudo dos direitos humanos”.
“Uma abordagem holística que tem como principal objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão integrada das questões e desafios que moldam a área dos Direitos Humanos”, acrescenta.
A pós-graduação do Polo do Porto da UCP vai ser desenvolvida através de uma parceria da Faculdade de Direito, da Faculdade de Educação e Psicologia e da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica.
Filipe Pinto, docente da Área Transversal para a Economia Social e também coordenador desta Pós-graduação”, explica que através dessa interdisciplinaridade será possível abarcar para cada uma das grandes temáticas abordadas – a dignidade, a vulnerabilidade, a solidariedade e a diversidade, a sua compreensão teórica, mas também a sua aplicabilidade prática na área dos direitos humanos, “procurando aliar o ‘saber ser’ ao ‘saber fazer’””.
A Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Católica Portuguesa no Porto arranca em outubro de 2023, e prolongar-se-á até maio de 2024.
CB